Atendimentos de tipagem sanguínea são realizados gratuitamente pelo curso de Enfermagem da UNIFEBE

Em três horas de ação, cerca de 120 atendimentos de coleta e tipagem sanguínea foram realizados pelas estudantes do curso de Enfermagem da UNIFEBE. A atividade gratuita e aberta à população ocorreu na última quinta-feira (15), no Shopping Gracher, em Brusque.

A grande procura da população, destaca a coordenadora do curso, professora Aline Sturmer, possibilitou que as acadêmicas cumprissem o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância de conhecer a sua tipagem sanguínea e contribuir com a doação de sangue. “Essa vivência foi extremamente rica para o processo de formação acadêmica das estudantes, pois permitiu que elas aplicassem, na prática, conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula, como os procedimentos de coleta e tipagem sanguínea, além de habilidades de comunicação em saúde, acolhimento à comunidade e educação em saúde coletiva”, enfatiza a professora.

Ao receber a população, as estudantes da 1.ª fase do curso entregaram um panfleto com orientações e explicaram sobre como se tornar um doador. Os cidadãos também puderam realizar testes de glicemia capilar e sanar as suas dúvidas relacionadas à doação de sangue. Ao final de cada atendimento, o curso entregou um chaveiro com o tipo sanguíneo da pessoa atendida.

O envolvimento com cidadãos de diversas faixas etárias foi uma experiência que possibilitou aos estudantes vivenciarem algumas situações do cotidiano da profissão, avalia a acadêmica Olinda do Amaral. “Foi uma grande oportunidade para o nosso crescimento profissional. Nós temos essa força de vontade de querer trazer a enfermagem cada dia mais para a nossa cidade, uma enfermagem humana, que seja realmente competente e de muita qualidade. Eu creio que esses projetos vão complementar muito a nossa carreira”, revela.

Semana da Enfermagem

A ação realizada no Shopping Gracher marcou o encerramento da Semana da Enfermagem e da Curricularização da Extensão, realizada desde o dia 9 de maio com as estudantes da primeira turma.

Ao longo da programação, as calouras do curso participaram de uma oficina sobre tipagem sanguínea, de uma roda de conversa com profissionais da área sobre as “Vivências na Enfermagem”, de uma oficina com foco em extração de DNA e realizaram uma ação de conscientização sobre Doação de Sangue, com os professores e colaboradores da UNIFEBE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.