O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que descartou três casos suspeitos de gripe aviária no Brasil que estavam sob análise. A confirmação foi feita durante uma coletiva realizada pela pasta nesta segunda-feira (19).
- RS monta 7 barreiras sanitárias na região de granja para conter gripe aviária
- Gansos e patos em zoológico no RS também morreram por causa de gripe aviária
- Existe vacina para gripe aviária? Instituto Butantan segue fase de teste clínico
Os casos que deram negativo foram identificados em locais de produção familiar para subsistência: Triunfo (Rio Grande do Sul), Graccho Cardoso (Sergipe) e Nova Brasilândia (Mato Grosso).
Segundo o Mapa, outros quatro casos ainda estão sendo analisados em laboratório. Os possíveis focos foram detectados em: Salitre (Ceará), em produção familiar para subsistência; Ipumirim (Santa Catarina) e Aguiarnópolis (Tocantins), ambos em granjas comerciais. Há ainda uma nova investigação em curso em Estância Velha (RS).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Suspensão de exportações

Durante a coletiva, o Mapa destacou que 20 países suspenderam a importação de carne de aves do Brasil. Nações como México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina optaram por suspender a entrada da carne de aves de todo o país.
Alguns parceiros comerciais interromperam as importações com base em requisitos sanitários estabelecidos por protocolos previamente firmados. Entre eles estão: China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka.
“De forma regionalizada, Reino Unido, Cuba e Bahrein suspenderam as importações apenas do estado do Rio Grande do Sul. Diversos outros países aplicam a restrição apenas à área afetada, o que, neste caso, não gera impactos comerciais, já que não há estabelecimentos exportadores localizados no raio do foco”, ressaltou o Ministério em comunicado.
Prazo de 28 dias

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, destacou que, após o descarte de todos os casos suspeitos e a finalização da desinfecção das granjas com focos confirmados, o país poderá iniciar um “marco zero” em um ciclo de 28 dias para se considerar livre da doença.
“Em 28 dias, se não ocorrer nenhum outro caso, significa que aquele ciclo do vírus foi interrompido. Nós podemos nos autodeclarar livres da gripe aviária. A partir disso, começa o processo de reconhecimento, por parte de outros países, de que o Brasil está sem gripe aviária”, afirmou o ministro.
Leia mais:
- O que é gripe aviária? Saiba mais sobre a influenza, doença viral que afeta aves
- 8 perguntas e respostas sobre gripe aviária e como afeta as aves e os humanos
- Gripe aviária não é transmitida para humanos ao consumir carne e ovos; entenda
VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?
Leia a matéria no Canaltech.