A onça-pintada Ruana, de 3 anos, chegou em São Paulo na última sexta-feira (16/5) após uma viagem de avião entre Marabá, no Pará, até o Aeroporto de Guarulhos. O transporte aéreo reduziu para cerca de quatro horas o trajeto que, por via terrestre, poderia levar ao menos dois dias.
O novo lar de Ruana é o Zoológico de São Paulo.
Veja:
A onça-pintada já está no zoológico, onde permanece em quarentena desde sexta-feira.
Ela nasceu em cativeiro no BioParque Vale Amazônia, em Parauapebas (PA), onde viveu desde filhote. Sua mudança para o Zoo SP visa a conservação da diversidade genética e o manejo responsável da espécie.
O voo que trouxe o animal foi realizado de forma gratuita pela empresa áerea Latam em parceria com o BioParque Vale Amazônia, o Zoológico de São Paulo, e a Azab (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil). A ação contou ainda com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Espécie (PAN).
Em 13 anos de existência, o programa chamado Avião Solidário já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e de 4,6 mil animais no Brasil.