MSI “abandona” Intel e adota APU AMD Z2 Extreme no novo Claw A8

A MSI anunciou seu mais novo console portátil, o Claw A8 BZ2EM, durante a Computex 2025 nesta segunda-feira (19). O modelo inaugura a parceria da fabricante com a AMD e adota o potente Z2 Extreme — antes, a MSI era uma das únicas companhias que adotava processadores Intel em seus portáteis.

  • 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025
  • Quanto custa montar um PC para jogar Doom: The Dark Age?

O modelo conta com até 24 GB de memória RAM LPDDR5X-8000 e bateria de 80 WHr, capacidade similar à vista também no ASUS ROG Ally X — um dos videogames portáteis de maior desempenho no mercado. Isso também significa sessões mais longas de gameplay em comparação aos demais, o que sempre é bem-vindo.

O MSI Claw A8 BZ2EM vem com display de 8 polegadas e resolução 1920×1200. Ele terá suporte à taxa de atualização de 120 Hz e tecnologias como o VRR. Além disso, o usuário contará com conectividade Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O portátil também possui entradas para fone de ouvido, cartão microSD, duas portas USB 4 Type-C e um leitor de impressão digital para desbloquear sua utilização. Este modelo possui entrada para SSD NVMe M.2 2280, o que permitirá expandir ainda mais seu armazenamento. 

Imagem do MSI Claw A8
O MSI Claw A8 virá recheado para um alto desempenho (Imagem: Divulgação/MSI)

Particularidades do MSI Claw A8 com Z2 Extreme

Ao demonstrar o produto, a MSI também destaca outros aspectos interessantes do Claw A8. Um dos principais é seu layout, que conta com os direcionais e botões com o “estilo Xbox” — seja na orientação e na representação (como os botões A/B/X/Y e, considerando que usa o Windows 11, é o padrão para jogos no sistema operacional). 

Tanto os direcionais quanto os gatilhos LT/RT do console portátil possuem a tecnologia Hall Effect, que previne o drift e traz mais durabilidade ao material. É válido notar que o grip do MSI Claw A8 é maior do que os demais videogames da fabricante, o que também deve trazer um conforto maior na hora de jogar.

Seu software conta com atualizações, com o MSI Center agora sincronizado com a Xbox Game Bar. Ou seja, você pode acessar o serviço através do próprio app Xbox sem qualquer impedimento. Isso permite uma personalização maior do dispositivo, assim como um menor uso de seu armazenamento.

Imagem do MSI Claw A8
O MSI Claw A8 é a proposta com Z2 Extreme da fabricante (Imagem: Divulgação/MSI)

A companhia não revelou quando o MSI Claw A8 chegará ao mercado e qual será o seu preço sugerido, porém é importante notar que a sua demonstração na Computex 2025 é um forte sinal de que ele poderá ficar disponível ainda neste ano (talvez em poucos meses). Ele terá duas versões, uma verde e a outra branca. 

Largando o barco da Intel?

Muitos notarão que os modelos anteriores da MSI contavam com uma CPU Intel em sua configuração, inclusive o mais recente Claw 8 AI+ (voltado para recursos com inteligência artificial). Porém, isso não significa que eles “abandonaram o barco” para trabalhar com a concorrência de forma definitiva.

Como muitos sabem, a AMD ganhou bastante força no mercado gamer e o chip Z2 Extreme é uma das principais ofertas deste nicho — falando em questão de desempenho, obviamente. O Lenovo Legion Go de 2ª Geração, por exemplo, utilizará este processador — assim como, possivelmente, o próximo Steam Deck.

Ou seja, isso quer dizer que a MSI precisa trazer propostas que possam competir com os demais fabricantes. Possivelmente trarão os chips Intel com uma proposta específica, enquanto os AMD serão voltados apenas para o alto desempenho em games e linhas “premium” de seus consoles portáteis. 

Leia também no Canaltech:

  • 10 videogames mais caros da história
  • Quanto custaria um Nintendinho hoje, com a inflação?
  • Microsoft testa integração do Steam ao Xbox e Windows

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.