Como parte da programação do Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 (MFDF), as rodas de conversa visam propor novas perspectivas sobre a indústria da moda baseadas no conhecimento de profissionais em atividade. No evento, sustentabilidade, inclusão, mercado, entre outros temas, serão abordados com propriedade em conversas abertas ao público.
Vem conferir!

Não só de roupas e passarelas vive o universo da moda. Em busca de colaborar na formação de uma indústria alinhada com as necessidades da sociedade contemporânea, o Metrópoles Fashion & Design Festival incorpora rodas de conversa em sua programação.
Realizados na área interna do Museu Nacional da República, em Brasília (DF), os debates trazem a visão de diferentes profissionais do setor. A convite, 21 experts, que atuam na capital federal, participarão das rodas divididas em dez temáticas.


Confira os horários das rodas de conversa:
Quinta-feira (22/5)
15h30 | Decolonialidade, artes e negócios: Lojas, Feiras, Telas e Rituais
Convidados: Lia Maria, fundadora da marca Diáspora009; e Victor Hugo Soulivier, artista visual e fundador do coletivo Tela Ambulante.
Mediadores: Pedro Ângelo Cantanhêde e Igor Tx.
16h30 | Entre Mulheres: Empreendimentos que Cuidam e Transformam
Convidados: Ana Cristina Siqueira, fundadora do Instituto Acolher; e Adriane Piau, artesã especializada em crochê.
Mediadores: Rafaella Lacerda e Rebeca Oliveira.
17h30 | Curadoria e Consumo: Como Escolhemos o que Vestimos?
Convidados: Morgana Franco, fundadora do brechó Bem QT Quis; e Bruna Brito, consultora de estilo e cofundadora do GGarimpei Brechó.
Mediadores: Pedro Ângelo Cantanhêde e Bianca Tôrres.
18h30 | Circuito Regenerativo: Giro de Estoque entre Multimarcas e Brechós
Convidados: Giselle Oliveira e Giulia Abbott, fundadoras e curadoras de multimarcas Hills; Raquel Jones, jornalista e fundadora da loja/mídia Jeté; e Ana Beatriz Teixeira, fundadora do brechó Só Usei Uma Vez.
Mediadores: Igor Tx e Bianca Tôrres.
19h30 | Fazer Aqui: Desafios da Produção Local na Moda
Convidados: Bernardo Rostand, Lucila Pena e Luyd, estilistas e fundadores de marcas homônimas.
Mediadores: Pedro Ângelo Cantanhêde e Roberta Pinheiro.
Sexta-feira (23/5)
15h30 | Criar com o que se tem: Arte, Sustentabilidade e Afeto no Processo Criativo
Convidados: Rafaella Lacerda e Di Vina Kaskaria (Didas), fundadores do coletivo Centopeia Têxtil.
Mediadores: Rafaella Lacerda e Hebert Madeira.
16h30 | Clima em Colapso: Como a Moda Responde às Crises Ambientais?
Convidados: Carol Rosignoli, ativista climática e fundadora do brechó Desapeguei Bonito; Rafaella Lacerda, cofundadora do coletivo Centopeia Têxtil; e Edu Amorim, designer de moda e docente no Senac-DF.
Mediadores: Hebert Madeira e Igor Tx.
17h30 | Luxo Candango: Acessórios de Alto Valor Feitos no Quadrado
Convidados: Ana Paula Braga, fundadora e diretora criativa da marca Confraria; e Tainah Barreto, fundadora da Barreto Shoes.
Mediadores: Hebert Madeira e Roberta Pinheiro.
18h30 | Moda é Política: Empreender com Corpo e Discurso no DF
Convidados: Ruth Venceremos, drag queen e fundadora do coletivo Distrito Drag; Victor Hugo Soulivier; e Di Vina Kaskaria (Didas).
Mediadores: Rafaella Lacerda e Rebeca Oliveira.
19h30 | Raiz e Futuro: Entre Legados e Novos Negócios na Moda do DF
Convidados: Felipe e Mackenzo, fundadores da Sacramound; e Ruth Venceremos.
Mediadores: Bianca Tôrres e Rebeca Oliveira.

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas também compõem a programação com atividades criativas oferecidas: grafite, upcycling, costura e bordado, além da presença de dez designers de móveis do DF, que apresentarão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames e Samuel Lamas.