Você provavelmente já percebeu que, de uns tempos pra cá, mais precisamente após a década de 1980, os carros passaram a sair de fábrica com uma faixa escura e com pontinhos pretos nos para-brisas. Mas você sabe o que são — e para que servem esses pontinhos pretos? Não? Então relaxe, pois o CT Auto vai explicar.
- Cola que promete consertar para-brisa quebrado funciona?
- Risco no para-brisa “condena” Lamborghini Urus à perda total
Para começar do começo, com o perdão da redundância, cabe uma explicação: as janelas, ou melhor, os vidros, são responsáveis não apenas por proteger o interior do carro, mas também por ajudar no que chamamos de coeficiente aerodinâmico.
Eles têm funções importantes, e seu isolamento, também. Por conta disso, é seguro afirmar que quanto mais isolado e fechado o vidro estiver, menos ar passa para dentro da cabine do veículo e menor é a resistência sobre a carroceria.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Agora que já explicamos sobre a importância dos vidros e de uma cabine bem lacrada, vamos, entâo, abordar diretamente o que são os pontinhos pretos nos para-brisas dos carros.

O que são os pontinhos pretos no vidro?
Pode até parecer começo de piada infame, mas não é. Os pontinhos pretos nos para-brisas dos carros não são “formiguinhas perdidas”, “feijões mágicos” ou qualquer outra resposta infâme que talvez tenha passado pela sua cabeça bem-humorada.
Eles, na verdade, são um recurso encontrado pelas montadoras para deixar o carro mais protegido e, ao mesmo tempo, criar uma estética na transição entre a faixa preta contínua e o vidro.
As tais bolinhas (ou pontinhos) servem como complemento à técnica que utiliza colas com alto grau de fixação nos vidros. Assim, além de deixar o carro mais bonito, os pontinhos pretos ajudam a controlar melhor a temperatura e a garantir que o vidro siga colado.

E para que servem os pontinhos pretos? Como dissemos, além de controlar o calor e garantir a segurança, há uma outra função: ajudar a diminuir os reflexos de luz que reflete nos cantos do vidro. Assim, o motorista pode ter um maior conforto ao dirigir.
Leia também:
-
Para-brisa da McLaren F1 custa mais que dois Renault Kwid
- Por que carros sedan não têm limpador de vidro traseiro?
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!
Leia a matéria no Canaltech.