O trânsito na Esplanada dos Ministérios sofrerá impactos por conta de quatro eventos que acontecerão nesta quarta-feira (21/5). As mudanças impactarão principalmente o entorno do Congresso Nacional, exigindo atenção redobrada de motoristas, servidores e visitantes.
Para garantir a segurança dos participantes e minimizar conflitos no tráfego, a Polícia do Senado e a Polícia Militar do DF informaram as seguintes alterações viárias:
- Fechamento da via N1, da via L4 até o Ministério da Justiça, a partir das 14h;
- Interdição da via S1, logo após o Itamaraty, a partir das 15h;
- Os veículos que descerem pela S1 terão que retornar pela N1, no sentido da rodoviária, na altura da Avenida das Bandeiras.
- Bloqueio do acesso de pedestres pela CM3 para a via N1;
- Via N2 permanecerá liberada, porém com previsão de fluxo intenso de veículos;
- Saída do estacionamento do Anexo 1 pela Praça dos Três Poderes liberada apenas no sentido via L4;
- Saída pela via N1 do Anexo 1 estará interditada.
Nesta quarta-feira será celebrado o Dia da Diversidade Cultural, com um grande evento na Praça dos Três Poderes, que deve reunir aproximadamente 30 mil pessoas.
Na data ocorrerá, ainda, o lançamento do Maior São João do Cerrado, às 18h, no estacionamento do Ministério do Turismo. O público estimado é de 800 pessoas.
A Marcha dos Prefeitos também deve gerar grande movimentação nas dependências do Congresso Nacional e áreas próximas durante todo o dia.
Diante do volume de público esperado e das interdições programadas, a recomendação é para que se evitem deslocamentos desnecessários pela região, com preferência pelo uso de transporte público ou por aplicativo.
Jogo Aparecidense x Fluminense
Os agentes de trânsito darão início a sinalização das vias próximas ao Estádio nesta terça-feira (20/5), a partir das 23h59.
Na quarta-feira (21/5), a partir das 15h, as equipes do Detran-DF atuarão no controle de tráfego nas imediações do Mané Garrincha em pontos fixos e realizando o patrulhamento na região a fim de melhorar a fluidez, garantir a segurança, coibir infrações e auxiliar a travessia de pedestres. Além disso, em pontos estratégicos serão utilizados painéis eletrônicos de mensagens para orientar os condutores e pedestres.
O estacionamento do Planetário será destinado para táxis e, nas proximidades do local, as equipes do Detran-DF vão auxiliar na travessia de pedestres. Os veículos de transporte de passageiros por aplicativo utilizarão uma área em frente à Torre de TV.
A partir das 20h30 será implantada a sinalização para a dispersão, duas faixas da via N1, na altura do estacionamento leste, serão sinalizadas para facilitar a travessia de pedestres e o controle do tráfego. Na via N2, próximo à rotatória da 5ª Delegacia de Polícia, serão realizadas interdições com o objetivo de direcionar o fluxo de veículos para o Eixo Monumental.
No estacionamento rotativo, o acesso à via N1 será fechado. Os veículos utilizarão os acessos à via contorno do Estádio. Os veículos oriundos da saída “A” serão direcionados para a via N1, já os veículos oriundos da saída “B” seguirão no sentido Colégio Militar.
O Detran-DF implantará sinalização para canalizar o fluxo de veículos em sentido único, para isso a rotatória da Curva do Chinelo, próxima ao Complexo Aquático Cláudio Coutinho, e a rotatória próxima ao Autódromo Nelson Piquet ficarão bloqueadas.
A via SRPN, na altura do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), ficará em sentido único, em direção à N1. Na via S1, nos cruzamentos na altura do Memorial dos Povos Indígenas e na altura do Centro de Convenções Ulysses Guimarães será implantada sinalização com cones para facilitar a dispersão do fluxo proveniente da via N1. Haverá, ainda, alterações semafóricas em diversos pontos para auxiliar na fluidez do tráfego.
A previsão é que o término da dispersão ocorra às 22h30.