Rivais na Inglaterra, Tottenham e Manchester United escrevem um novo capítulo de suas histórias nesta quarta-feira (21/5). As equipes duelam pelo título da Europa League, no estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha. A bola rola a partir das 16h.
Para chegar até a final, o Tottenham de Ange Postecoglou eliminou o Bodo/GLimT, da Noruega, na semifinal, com duas vitórias, por 3 x 0 e 2 x 1. Já o Manchester United precisou superar o Athletic Bilbao, também com dois resultados positivos, por 3 x 0 e 4 x 1.
Temporada abaixo da crítica
Tanto Tottenham, quanto Manchester United, fizeram uma temporada para esquecer. Os dois clubes tiveram grandes investimentos para 2024/25, mas entregaram um resultado aquém do esperado.
O título servirá como a salvação da temporada para as equipes. Com apenas uma rodada para o final da Premier League, o Tottenham é o 17º colocado e o primeiro time fora da zona de rebaixamento para a segunda divisão da Inglaterra. A situação do Manchester United não é diferente, amargando a 16ª posição.
Portanto, quem não levantar a taça da Europa League estará fora das competições europeias na próxima temporada.
Ingleses em finais da competição
Esta não é a primeira vez que duas equipes da Inglaterra chegam à decisão da Europa League. Na temporada 1971/72, Tottenham e Wolverhampton disputaram a final da competição, que ainda se chamava Copa da Uefa. Os Spurs levaram a melhor, com uma vitória no primeiro jogo por 2 x 1 na casa dos Wolves. O duelo de volta ficou empatado por 1 x 1, no White Hart Lane.
Após 47 anos, foi a vez de Chelsea e Arsenal decidirem o título continental. Em final única, na cidade de Baku, no Azerbaijão, os Blues venceram por 4 x 1 e levantaram a taça.