O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento atualizou, nesta quarta-feira (21/5), a lista de países que suspenderam a importação da carne de frango brasileira em decorrência do primeiro registro de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, na quinta-feira (15/5).
De acordo com o levantamento do governo, 34 países não estão recebendo exportações da ave com origem no Brasil, além dos integrantes da União Europeia. A China, maior importador brasileiro, está na lista. No total, o Brasil exporta frango para cerca de 160 países.
É importante destacar que o bloqueio das exportações foi feito de duas formas: interrupção da exportação em nível nacional e em nível regional.
O Brasil é o maior exportador de frango do mundo. As restrições são feitas para evitar a contaminação de granjas de outros países, mas não há risco no consumo de carne de frango e ovos.
Países/blocos com restrições à carne de frango do Brasil
Restrição a carne de aves de todo o Brasil:
- África do Sul
- Argentina
- Bolívia
- Canadá
- Chile
- China
- Coreia do Sul
- Iraque
- Malásia
- Marrocos
- México
- Paquistão
- Peru
- República Dominicana
- Sri Lanka
- Timor-Leste
- União Eurasiática (Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão, exceto Cazaquistão)
- União Europeia
- Uruguai
Restrição a carne de aves do Rio Grande do Sul:
- Bahrein
- Bósnia e Herzegovina
- Cazaquistão
- Cuba
- Macedônia
- Montenegro
- Reino Unido
- Tajiquistão
- Ucrânia
Restrição local (Montenegro-RS):
- Arábia Saudita
- Japão
“O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível”, reafirma a pasta.