O asteroide 2025 KF, com tamanho comparável ao de uma casa, vai se aproximar da Terra nesta quarta-feira (21). A aproximação máxima vai acontecer por volta das 14h30 no horário de Brasília, quando o objeto vai ficar a apenas 115 mil quilômetros do nosso planeta — a distância equivale a aproximadamente 30% daquela entre a Terra e a Lua.
- “Asteroide” recém-descoberto era carro Tesla Roadster, de Elon Musk
- NASA atualiza chances de asteroide se chocar com a Terra em 2032
Os astrônomos estimam que o objeto tem entre 10 e 23 m de diâmetro. Durante a passagem, o asteroide vai se mover a mais de 41 mil km/h, e deve passar pelo polo sul do nosso planeta. Depois, ele vai seguir em sua viagem ao redor do Sol.
Embora a distância seja considerada curta em termos astronômicos, o objeto não é perigoso. Ele é tão pequeno que, mesmo que se chocasse com a Terra, provavelmente seria queimado na atmosfera, sem colocar em risco pessoas e estruturas na superfície.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Hoje, a NASA soma quase 40 mil asteroides próximos da Terra catalogados desde o início das observações em 1998. Com estes dados, os astrônomos já sabem que rochas espaciais com tamanho parecido com o do 2025 KF se aproximam do nosso planeta todos os anos.
Destas dezenas de milhares de objetos, aproximadamente 4.700 são considerados potencialmente perigosos. Mesmo assim, o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra ressalta que não há asteroides conhecidos que ofereçam risco de impacto nos próximos 100 anos.
Leia também:
Asteroide que ameaçava a Terra tem agora 3,8% de chances de atingir a Lua
Existem asteroides perigosos por aí. Por que ainda não descobrimos todos eles?
Vídeo: ETs vão invadir a Terra?
Leia a matéria no Canaltech.