A CEO da AMD, Lisa Su, está entre as mulheres mais poderosas do mundo, de acordo com ranking da revista Fortune. A presidente da empresa de hardware está no quarto lugar da lista e fica atrás das diretoras executivas da General Motors, fabricante de automóveis, Accenture, consultoria de gestão e tecnologia e Citigroup, empresa de serviços financeiros.
- Presidente da AMD, Lisa Su é eleita a CEO de 2024; conheça sua trajetória
- 3 melhores processadores da AMD para jogos
O destaque de Lisa Su não passa despercebido desde 2024 em que foi nomeada como “CEO do ano” pela revista Time. A gestora assumiu o cargo em 2014 e conseguiu alavancar as ações da AMD, que estavam avaliadas em US$ 3 e valorizaram em 3.700% até 2024.
A lista da Fortune reúne as mulheres mais poderosas do mercado. Neste ano, a avaliação foi feita baseada no tamanho e saúde dos negócios, inovação, influência, trajetória e impacto das candidatas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Fortune explica que esse esquema traz mais diversidade ao ranking e consegue fazer com que nomes já conhecidos fiquem mais abaixo e outros líderes consigam ter destaque.
Além de Lisa Su, outras líderes de empresas de tecnologia também fazem parte da lista, como a CEO da Accenture, que oferece consultoria de tecnologia, Julie Sweet. Assim como a diretora financeira da empresa chinesa de tecnologia de informação e comunicação, Huaewi, Meng Wanzhou.
Quais são as 10 mulheres mais poderosas do mercado?
Veja abaixo a lista das mulheres mais poderosas, segundo a revista Fortune:
- Maria Barra – General Motors;
- Julie Sweet – Accenture;
- Jane Fraser – Citigroup;
- Lisa Su – AMD;
- Ana Botín – Banco Santander;
- Tan Su Shan – Grupo DBS;
- Thasunda Brown Duckett – TIAA;
- Marta Ortega – Inditex;
- Abigail Johnson – Fidelity Investments;
- Meng Wanzhou – Huawei.
A revista Forbes também possui uma lista de mulheres mais poderosas do Brasil, que reúne CEOs de grandes empresas, assim como professoras, economistas e atrizes influentes do Brasil.
Em 2025, alguns dos nomes destaques da lista foram a presidente da Petrobás, Magda Chambriard; a empresária e influencer, Bruna Tavares; a cofundadora e presidente do conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.
Leia mais:
- Quais brasileiros estão entre os bilionários mais jovens do mundo? Veja a lista
- Qual é a fortuna de Bill Gates e como ele investe o dinheiro
- Salários de R$ 9 mil: quais serão as profissões de tecnologia em alta em 2025
VÍDEO: 10 Dicas para Comprar um Notebook Novo: Guia Prático e Atualizado
Leia a matéria no Canaltech.