A SpaceX ainda não pode realizar o 9º teste de voo do seu foguete Starship. A Administração Federal de Aviação (FAA), agência reguladora de voos nos Estados Unidos, anunciou na sexta-feira (15) a aprovação de licenças alteradas para a próxima missão do veículo, autorizando que a empresa aumente em cinco vezes a quantidade de lançamentos em Starbase, no Texas. Mesmo assim, a próxima missão de teste só pode acontecer após a instituição finalizar as investigações do voo anterior.
- SpaceX ganha aprovação para 25 lançamentos do Starship por ano; limite era de 5
- Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk
A nova licença permite que a SpaceX comece a realizar 25 lanaçmentos em Starbase a cada ano — antes, o limite era de 5 missões. “Entretanto, a SpaceX não pode lançar [o voo 9] até a FAA encerrar a investigação da explosão do Voo 8 ou realizar uma determinação de retorno”, escreveram os oficiais da FAA.
No momento, a agência segue analisando o relatório daquela missão, enviado pela SpaceX em 14 de maio. O 8º voo do Starship ocorreu em março e, inicialmente, tudo pareceu acontecer conforme o esperado; entretanto, o estágio superior do veículo explodiu menos de 10 minutos após o lançamento, causando uma chuva de detritos nas Bahamas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
RIP Starship 8! Great view from the Bahamas. @SpaceX #spacex #starship8 pic.twitter.com/8p2Dcx5gbz
— Stefanie Waldek (@StefanieWaldek) March 6, 2025
O incidente levou os oficiais do governo do Reino Unido a entrarem em contato com Departamento de Estado dos EUA para solicitar mudanças na trajetória do próximo voo para proteger os territórios britânicos no Caribe.
“Para a missão do Voo 9, a FAA está expandindo o tamanho das áreas de risco marítimas e aéreas nos Estados Unidos e em outros países”, acrescentaram. Quando acontecer, a próxima missão vai contar com o mesmo booster Super Heavy usado no voo 7, com algumas mudanças na quantidade de motores Raptor.
Ainda não há data para o próximo teste de voo do Starship. Embora Elon Musk, CEO da SpaceX, tenha declarado no X/Twitter que a missão seria lançada em algum momento nesta semana, a data só vai ser marcada após o fim das análises da FAA.
Leia também:
- Starship: vídeos mostram explosão do foguete da SpaceX sobre o Atlântico
- Vídeo incrível mostra como foi pouso do foguete Starship, da SpaceX
Vídeo: O que é Starlink
Leia a matéria no Canaltech.