ChatGPT e Ubuntu: filhotes de gatos para adoção viralizam com nomes tecnológicos

Um grupo de adoção de gatos em Campinas (SP) viralizou recentemente no Instagram ao divulgar filhotes com nomes pouco convencionais para os bichanos. Alguns são homenagem a sistemas e apps, como os felinos ChatGPT, Ubuntu e Photoshop.

  • Como gatos escolhem o seu ser humano favorito? Conheça 8 sinais
  • O mistério dos gatos laranjas | Gene explica por que quase todos são machos

A gatinha ChatGPT foi resgatada e divulgada para adoção pelo grupo Miaudota Campinas em abril deste ano — enquanto a IA é conhecida por fazer muita coisa, essa é a única “versão” capaz de miar, ronronar e pular pelos móveis da casa. 

Depois, a organização fez sucesso de novo ao divulgar um grupo de filhotes batizados com nomes de distribuições Linux: Ubuntu, Debian, Arch e Suse. Os comentários estão repletos de entusiastas de TI, incluindo um perfil que os apelidou de “Felinux”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Miaudota Campinas (@miaudota.campinas)

Um post mais recente chamou a atenção de designers com filhotes inspirados em softwares de edição, com os filhotes Photoshop, Illustrator, Canva, Corel Draw e Paint. Até o perfil oficial do Canva no Brasil entrou na brincadeira e comentou a publicação.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Miaudota Campinas (@miaudota.campinas)

Alcance disparou com filhotes

Uma das dirigentes do Miaudota, Raíssa Anarelli explica ao Canaltech que o grupo evita repetir nomes de filhotes e começou a buscar nomes mais “curiosos” de diferentes áreas. O primeiro exemplo de sucesso veio com uma mamãe chamada Mitocôndria e seus filhotes Citoplasma, Lisossoma, Ribossomo e Complexo de Golgi, que viralizou no X (antigo Twitter).

“Por mais que os nomes pareçam estranhos e muitas pessoas critiquem, acaba gerando engajamento”, comenta Anarelli. Ela diz que ninguém do grupo é da área de TI ou design, mas convivem com pessoas que trabalham com isso e conhecem os termos — por isso, foram usados como inspiração.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Miaudota Campinas (@miaudota.campinas)

“Sabemos que um nome não vai fazer a pessoa adotar de fato, mas pode dar um ‘empurrãozinho’ se alcança uma pessoa que estava se abrindo para a adoção, pois gera identificação com o gatinho”, completa.

Os filhotes fizeram sucesso: de acordo com o grupo, a escolha pelos nomes diferentes aumentou o alcance da página em 300% e rendeu quase 5 mil novos seguidores para a conta.

Além disso, a dirigente reforça que a comunidade de cada nicho engajou bastante com as publicações. “Teve uma busca muito grande por esses gatinhos e recebemos muitos formulários de interessados. O compartilhamento entre pessoas da área foi enorme”, afirma.

Como adotar

A ChatGPT e os quatro filhotes com nomes de distribuições Linux já foram adotados, segundo o Miaudota. Quem tiver interesse nos outros gatos pode preencher o formulário inicial de entrevista para adoção, disponível no perfil do Instagram do grupo (instagram.com/miaudota.campinas) — é necessário confirmar que o espaço é seguro e protegido por telas para receber os animais. 

Leia também:

  • Por que os gatos lambem as pessoas?
  • 9 invenções que você não sabia que eram brasileiras no mundo da inovação
  • Tanatose | 5 animais curiosos que podem se fingir de mortos diante de ameaças

VÍDEO: por que gatos gostam tanto de caixas?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.