A 23andMe, empresa de testes de DNA que entrou com pedido de falência, foi vendida por US$ 256 milhões à Regeneron Pharmaceuticals. A negociação ocorreu por meio de um leilão e foi confirmada por ambas as companhias.
- O que pode acontecer se seu DNA vazar na internet?
- Empresa de testes de DNA é investigada por violação de dados
A empresa de biotecnologia dos Estados Unidos se tornou popular por oferecer testes rápidos de DNA. Em 2023, voltou aos holofotes após ser alvo de um ciberataque que resultou no vazamento de dados genéticos de clientes.
Em comunicado que anunciou o acordo comercial, Aris Baras, vice-presidente sênior da Regeneron, afirmou que a empresa tem um “histórico comprovado de proteção de dados de pessoas em todo o mundo”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Garantimos aos clientes da 23andMe que estamos comprometidos em proteger o conjunto de dados da 23andMe com nossos altos padrões de privacidade, segurança e supervisão ética, e que exploraremos todo o seu potencial para melhorar a saúde humana”, destacou Baras.
Ancestralidade de clientes

Fundada pela bioquímica Anne Wojcicki, a 23andMe ganhou fama ao oferecer testes de DNA que permitiam aos clientes descobrir sua ancestralidade e as regiões de origem de seus antepassados. Além disso, os dados podiam apontar predisposições genéticas a determinadas doenças.
Todos os testes eram realizados com uma amostra de saliva. A companhia enviava um kit para que o cliente fizesse a coleta em casa e, depois, o devolvesse para análise genética.
Vazamento de dados
Em dezembro de 2023, a empresa confirmou o vazamento de dados de clientes após um ataque hacker ocorrido em outubro daquele ano. À época, a 23andMe informou que cibercriminosos acessaram dados pessoais de 6,9 milhões de usuários que já haviam feito algum teste de DNA com a companhia.
O vazamento desencadeou cerca de 35 mil processos contra a empresa. Um acordo judicial determinou o pagamento de US$ 30 milhões em indenizações, o que contribuiu para o pedido de falência posteriormente apresentado pela 23andMe.
Leia mais:
- DNA do Brasil | USP revela que país tem maior diversidade genética do mundo
- DNA Viking ajuda a revelar quando surgiu a mutação genética que combate o HIV
VÍDEO | FIZEMOS O TESTE DE DNA DA 23ANDME
Leia a matéria no Canaltech.