A Radeon RX 9060 XT foi oficialmente revelada e o lineup baseado em RDNA 4 agora foi ampliado. Ela se posiciona como a atual placa de vídeo de entrada da AMD, trazendo todas as melhorias e avanços da nova arquitetura gráfica do Time Vermelho. Essa GPU substitui a RX 7600 XT e, neste artigo, vamos destacar as maiores mudanças entre elas.
- Review Radeon RX 7600 XT | GPU ‘barata’ com 16 GB de VRAM
- RDNA 4: Guia completo com tudo sobre a nova arquitetura gráfica da AMD
Toda mudança entre diferentes gerações de placas de vídeo vem das novas arquiteturas. Da RDNA 3 para a RDNA 4 houve melhorias importantes, principalmente em aceleração de IA e ray tracing, mas também existem ainda outros avanços tecnológicos que levam a mais performance.
1. Aceleração de IA
Essa é uma área em que a AMD sempre teve dificuldade com as Radeon baseadas nas diferentes gerações de RDNA. A situação ficou melhor com as RX 7000, mas avançou mais ainda com as RX 9000. Mesmo tendo os mesmo 64 aceleradores de IA comparado com sua antecessora, existem melhorias na arquitetura RDNA 4 presentes na RX 9060 XT. Isso é algo que vimos mais detalhadamente com as GPUs RX 9070 e 9070 XT.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Infelizmente, com esse anúncio da Radeon RX 9060 XT, a AMD nos deixou no escuro acerca desses dados, então só podemos estimar baseado no que a empresa já havia mostrado antes com as outras GPUs RDNA 3. Algo similar deve ser replicado na placa de vídeo de entrada, mas no nível dela, vale ressaltar.
2. Superioridade em ray tracing
Mais um calcanhar de Aquiles da AMD em placas de vídeo. A NVIDIA, com suas GeForce RTX, sempre teve ampla vantagem em jogos com ray tracing. Embora o Time Vermelho tenha melhorado com as RX 7000, não foi o suficiente. Já sabemos que as GPUS RDNA 4 topo de linha surpreendem nesse quesito, mostrando um claro avanço nesse aspecto e até se igualando às suas rivais RTX 50.
Isso nos leva a crer que também será assim com a Radeon RX 9060 XT, mesmo com as mesmas 32 unidades aceleradoras de ray tracing da RX 7600 XT. Com isso, é esperado que games com esses efeitos sejam mais acessíveis nesse segmento que nunca teve esse tipo de processamento como foco.

3. FSR 4
Como já sabemos, o AMD FidelityFX Super Resolution 4 é uma tecnologia exclusiva das GPUs baseadas em RDNA 4. Houve uma grande mudança no FSR 4 em relação às versões anteriores, principalmente porque agora envolve o uso de IA no upscaling e geração de quadros, assim como a rival NVIDIA vem fazendo desde a primeira geração do DLSS.
Por isso, os jogos não sofrerão mais dos artefatos bem visíveis no FSR 2 ou 3 por conta de seus algoritmos inferiores. Agora, a AMD faz treinamento via rede neural para aprimorar o recurso, que faz uso do novo hardware das Radeon RX 9000. A RX 9060 XT tem potencial para ir ainda mais longe com essa feature, especialmente em sua versão de 16 GB para resoluções e presets maiores em games.
4. Outros ajustes finos
Em relação à RX 7600 XT, a Radeon RX 9060 XT chega oferecendo boost máximo de 3.130 MHz contra os 2.755 MHz da GPU anterior. Além disso, suas memórias operam em até 20 Gbps, entregando 320 GB/s de largura de banda em uma interface de 128-bit — bem acima dos 18 Gbps e 288 GB/s da GPU RDNA 3 de entrada. Essas melhorias parecem pequenas, mas já ajudam a aumentar o desempenho, aliados aos outros aspectos citados aqui.
Outras características permanecem as mesmas, como a quantidade de núcleos (2.048), aceleradores para ray tracing e IA, ROPs (64), unidades de texturas (128), AMD Infinity Cache (32 MB) e a tecnologia de memória usada (GDDR6).

Veja mais do CTUP:
- O que uma fonte precisa para segurar uma RTX 5090?
- Conheça o XMX Acceleration, tecnologia por trás das GPUs Intel Arc e XeSS
- Review Mouse Alienware Pro Wireless | Conforto e precisão que custam caro
Leia a matéria no Canaltech.