Vídeo: de cadeira de rodas, homem se arrisca no trânsito de Niterói

Uma cena inusitada chamou a atenção dos moradores de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Em uma das vias da cidade, um homem foi flagrado utilizando uma cadeira de rodas para trafegar entre o carros.

A situação não está prevista no código de trânsito brasileiro e coloca vidas em risco, segundo especialista.

Veja a cena:

 

“Olha. Gente, que loucura”, disse a moça que gravou o vídeo.

Segundo a Prefeitura de Niterói, o uso da cadeira de rodas motorizada para simular um veículo (com adaptações que descaracterizam como equipamento de mobilidade pessoal), representa grave risco à segurança do próprio usuário e dos demais que compartilham a via, além de ser incompatível com as normas de circulação e segurança previstas na legislação de trânsito.

“A Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Trânsito S.A. (NitTrans), esclarece que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), somente veículos devidamente registrados, licenciados e conduzidos por pessoas habilitadas podem circular nas vias públicas”, informou, em nota.

O presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito (IST), David Duarte, explicou que o cadeirante tem a mesma condição de preferência que o pedestre, ou seja, deve andar na calçada e atravessar na faixa. Ele ainda apontou que a chance de acontecer um acidente nessas circunstâncias é grande.

“Ele colocou um motor na cadeira de rodas dele e está andando em velocidade, em vias não apropriadas ao pedestre. Evidentemente, coloca em risco para os outros veículos também, até porque se provoca um aferro, se ele freia ou se tem uma colisão, e ele é atropelado, os outros veículos podem vir a bater, congestionar.  Isso aí que ele está fazendo não está previsto no código de trânsito”, alertou.

A NitTrans está apurando o caso e tomará as medidas cabíveis, em parceria com os órgãos competentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.