Total de animais mortos por gripe aviária em zoo do RS já passa de 100

O total de animais mortos por gripe aviária no Zoológico de Sapucaia do Sul já passa de 100, segundo a Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura). Nesta quarta-feira (21), a juíza Patrícia Antunes Laydner, da Vara Regional do Meio Ambiente, determinou que o governo do Rio Grande do Sul tem 48 horas para prestar esclarecimentos sobre o caso, incluindo documentos e laudos oficiais sobre as mortes.

  • Gripe aviária | Brasil confirma segundo foco e investiga mais seis casos
  • Gripe aviária | Brasil descarta três casos suspeitos da doença após análises

Inicialmente, 90 aves, entre cisnes, gansos e patos, tinham sido encontradas mortas no Zoológico de Sapucaia do Sul. O novo número gera ainda mais preocupação com o avanço da doença. A medida da Justiça atende a um pedido da ONG Princípio Animal, que também questiona um leilão de aves realizado no parque em janeiro.

A juíza exige que sejam entregues relatórios com identificação das espécies mortas, registros visuais das carcaças e exames que comprovem a gripe aviária como causa. Além disso, os Ministérios da Agricultura e da Saúde, junto com órgãos estaduais, devem informar se tinham conhecimento da situação e se realizaram vistorias no local.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como medida preventiva, está proibida qualquer movimentação, destinação ou descarte das aves que ainda permanecem vivas no zoológico, mesmo por razões sanitárias. O descumprimento pode gerar responsabilização. No Instagram, o próprio zoo anunciou o fechamento para visitas, por tempo indeterminado:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (@zoodesapucaia)

Enquanto isso, o governo do RS afirmou, por meio da Procuradoria-Geral, que vai cumprir o prazo e encaminhar todos os documentos exigidos referentes a esse caso de animais mortos por gripe aviária. 

Leia também:

  • Cidade com foco de gripe aviária no Sul tem cerca de oito frangos por habitante
  • Gripe aviária | Butantan aguarda há 9 meses aval da Anvisa para estudo de vacina

VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.