O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado no dia 22 de maio, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, durante a Eco-92, no Rio de Janeiro. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância da diversidade biológica e a necessidade de sua preservação. O curso técnico em meio ambiente é responsável por auxiliar na qualificação de profissionais do setor.
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, abrigando entre 15% e 20% de toda a diversidade biológica global. No entanto, é preciso perceber que essa riqueza enfrenta ameaças como desmatamento, poluição e mudanças climáticas.
O cenário atual reforça a importância da formação de profissionais capacitados para a conservação da biodiversidade. Os técnicos em meio ambiente têm um papel crucial na preservação e gestão dos recursos naturais, que promove a sustentabilidade e o cumprimento das leis ambientais.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece o curso técnico na área com a duração de um ano e meio. Os profissionais são aptos para desenvolver projetos para tratamento de efluentes e controlar resíduos, atuar na área de poluição, elaborar laudos, auditorias e programas de educação ambiental. Além disso, os formados também podem criar estratégias para conservação e preservação de recursos naturais.
Conheça cursos livres na área
Legislação ambiental
Profissionais que já atuam na área podem terão a oportunidade de se aperfeiçoar de forma crítica sobre a aplicação da legislação ambiental.
Licenciamento ambiental
O curso é destinado para quem quer atualizar os conhecimentos técnicos, legais e comportamentais para elaborar processos de licenciamentos ambientais.
Planejamento da Sustentabilidade Organizacional
O mercado de trabalho cada vez mais está tentando envolver a sustentabilidade no ambiente organizacional, esse é um curso destinado para profissionais que querem implementar esses projetos como forma de obter melhores práticas de gestão socioambiental em diversos ramos de atuação.