A Câmara Municipal de Brusque aprovou, em sessão extraordinária realizada no início da tarde desta quinta-feira, 22 de maio, o Projeto de Lei Ordinária nº 77/2025, que autoriza a alteração de afetação da área “J” do Loteamento Schaefer para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi discutida e votada em uma sessão única, com início às 13h e atende ao pedido da justiça que suspendeu o andamento da obra após ação impetrada pelos moradores da comunidade (relembre).
Votação
O projeto foi aprovado nesta quinta-feira com 10 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção. A votação nominal foi a seguinte:
- Favoráveis: Alessandro Simas, André Rezini, Antonio Roberto, Cacá Tavares, Jean Pirola, Joubert Lungen, Leonardo Schmitz, Paulinho Sestrem, Pedro e Valdir Hinselmann.
- Contrários: Felipe Hort, Rick Zanata e Rogério dos Santos.
- Abstenção: Bete Eccel.
Repercussão
Salesio Buss, representando a comunidade do Loteamento Schaefer, criticou a decisão. Para a comunidade, a posição adotada pelo legisladito foi frustrante. Ao mesmo tempo, afirmou que ainda trata-se de uma questão judicial. Portanto, em sua visão, ainda não há definições:
O vereador Paulinho Sestrem, líder de governo na Câmara, falou sobre a aprovação enaltecendo a importância da UBS e da dificuldade do executivo em localizar outro terreno na região:
Por sua vez, o presidente da mesa diretora, Jean Dalmolin, comentou a aprovação do projeto que gerou polêmica junto à comunidade e que foi discutido em caráter de urgência na tarde desta quinta-feira (22):