Imagens de satélite | Megaberg está se despedaçando perto de refúgio de pinguins

Uma imagem capturada pelo satélite Aqua, da NASA, revelou que o megaberg A-23a, o maior iceberg do mundo, está se desfazendo em pedaços menores perto de um refúgio de pinguins localizado na Antártida.

  • Imagem de satélite | Maior iceberg do mundo encalha no Atlântico Sul; veja fotos
  • A23a | Assista ao maior iceberg do mundo dando um giro de 360º

A foto, feita no dia 3 de maio pelo MODIS (Espectrorradiômetro de Imagem de Resolução Moderada) do satélite, mostra que o despedaçamento do iceberg ocorre principalmente na sua borda norte. Mesmo com essa desintegração, o A-23a permanece parado desde março deste ano.

“Milhares de pedaços de iceberg se espalham pela superfície do oceano perto do iceberg principal, criando uma cena que lembra uma noite escura e estrelada. Embora esses fragmentos pareçam pequenos na imagem, muitos medem pelo menos um quilômetro de diâmetro e representam um risco para os navios”, informou o NASA’s Earth Observatory em comunicado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cada vez mais frágil

Informações do U.S. National Ice Center (USNIC) indicam que o megaberg perdeu mais de 360 quilômetros quadrados entre 6 de março e 3 de maio — uma área aproximadamente duas vezes maior do que a de Washington, D.C. A exposição a dias quentes e ensolarados é uma das explicações para a desintegração do A-23a.

“A quase 55°S de latitude, o iceberg está bem fora das águas mais frias da Antártida, que ajudaram a preservá-lo desde que se desprendeu da Plataforma de Gelo Filchner, em 1986”, destacou o NASA’s Earth Observatory.

Refúgio de pinguins

Pinguins
Ilha Geórgia do Sul tem cerca de 2 milhões de pinguins (Unsplash/Paul Carroll)

O megaberg está próximo à costa da ilha Geórgia do Sul, que não é habitada por humanos, mas abriga focas e aves marinhas — incluindo mais de 2 milhões de pinguins. A aproximação do A-23a pode afetar a vida desses animais.

A presença de um iceberg de grandes proporções próximo à costa pode obrigar os pinguins a viajar centenas de quilômetros ao redor da enorme estrutura de gelo para alcançar suas presas. Além disso, o derretimento de megabergs pode alterar a temperatura e a salinidade da água da região.

Leia mais: 

  • Movimento de icebergs gigantes pode afetar vida marinha e rotas de navios
  • À deriva, maior iceberg do mundo pesa quase 1 trilhão de toneladas
  • Os 5 maiores icebergs do mundo

VÍDEO | IDEIAS MIRABOLANTES PARA EVITAR O AQUECIMENTO GLOBAL

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.