Eliminar o cheiro de xixi de cachorro de forma eficaz e segura é mais do que uma questão de higiene: envolve também cuidados químicos que podem evitar problemas de saúde. Segundo o professor Joaquim Neto, embora existam soluções caseiras, o ideal é sempre limpar com produtos específicos para esse tipo de limpeza. Ele listou algumas soluções práticas para resolver o problema com segurança.
Opções seguras para limpar o xixi do seu cão:
1. Água oxigenada (com cuidado)
“Você pode usar água oxigenada, mas tem que tomar certo cuidado, porque em concentrações muito altas ela pode ser perigosa. O indicado é testar antes para ver se não está forte demais”, indica o professor do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília.
2. Detergente neutro
Segundo o especialista, o detergente é eficaz na remoção do odor, além de ser mais seguro que algumas misturas.
3. Suco de limão
“O limão tem propriedades desinfetantes que podem ajudar a remover o cheiro, principalmente em situações mais leves”, explica o professor.
4. Produtos específicos com enzimas
Porém, para o especialista, nada é mais importante do que procurar um produto específico para essa limpeza. “Eles contêm enzimas que aceleram a quebra da ureia e da amônia, eliminando o cheiro de forma mais rápida e eficaz”, afirma.

Atenção aos perigos das misturinhas caseiras:
Misturar produtos de limpeza pode parecer inofensivo, mas representa um risco real à saúde. “Nós, brasileiros, temos o hábito de fazer umas misturinhas para passar. Isso sempre é um risco. Pode gerar gases tóxicos, como a cloramina”, alerta o professor.
E o perigo pode ser ainda maior: “Se a pessoa usar muita água sanitária em ambiente fechado, pode formar dicloramina ou tricloramina, que são ainda mais tóxicas. A tricloramina, inclusive, pode causar edema pulmonar”, ressalta o professor.