A artista gráfica Talitha Antunes, de 25 anos, teve sua arte estampada na ecobag oficial do Metrópoles Fashion & Design, festival realizado por Ilca Maria Estevão entre os dias 21 e 23 de maio, no Museu Nacional da República. Natural de Ceilândia, no Distrito Federal, Talitha foi a vencedora do desafio que escolheu a estampa da bolsa distribuída no evento.
Vem conhecer!
Talitha e a ecobag com sua arte
Talitha Antunes, que se descreve como amante da moda e da arte, é formada em Tecnólogo em Eventos pelo Instituto Federal de Brasília e atua há cinco anos com produção de desfiles e design gráfico. Em entrevista durante o MFDF, Talitha compartilhou suas primeiras impressões do evento: “É tanta coisa, tanta gente, tanta diversidade, tanta roupa, que ainda estou assimilando tudo”, compartilhou.
Sobre o processo de criação da arte para a ecobag, Talitha explicou sua inspiração: “Quis transformar o museu com essa estética futurista, com bolas azuis, trazer o universo, a galáxia e mostrar tudo isso no desenho”, afirma.
Arte vencedora
Moda e design por Talitha Antunes
Com experiência tanto em desfile quanto em design, Talitha vê uma conexão intrínseca entre moda e design: “Tem tudo a ver, está tudo conectado. Como eu trabalho nas duas áreas, consigo vivenciar os dois mundos.”
A vitória no desafio não apenas garantiu a Talitha a estampa da ecobag oficial do evento, mas também um prêmio em dinheiro de R$ 700 e a divulgação de seu trabalho na Coluna Ilca Maria Estevão, no Metrópoles.
Ver sua arte em um objeto físico foi especialmente gratificante para a artista: “Estou muito feliz. É muito bom ver minha arte se tornas uma coisa física, que eu posso tocar, que eu posso ver”, finaliza a designer.
Faces do Brasil, arte de Talitha Antunes
Além de Talitha, o desafio premiou outros talentos de Brasília: Felipe Santos Ferreira, também de Ceilândia, ficou em segundo lugar com elementos geométricos. Matheus Ribeiro completou o pódio, homenageando a cadeia criativa e a força coletiva da moda. A premiação aconteceu no primeiro dia do MFDF 2025, no Museu Nacional da República, nessa quarta-feira (21/5).
Momento em que a jovem recebe o prêmio de R$ 700
Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
O projeto Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 é realizado com fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (@seturdf), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social Brasileiro – INBRAS.
Leia também
-
Claudia Meireles
Veja momentos do 1º dia do Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
-
Ilca Maria Estevão
Louback leva alfaiataria e moda festa ao Metrópoles Fashion & Design
-
Ilca Maria Estevão
Brechó B ao Quadrado estreia no Metrópoles Fashion & Design 2025
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de 10 designers de móveis do DF, que exporão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames, Natteca Store e Samuel Lamas.