Alguns dos documentos mais importantes de Alan Turing, considerado o pai da ciência da computação, foram salvos da destruição por pouco. As peças vão ser leiçoadas em junho, e podem alcançar o valor total de £150.000 (aproximadamente R$ 1,14 milhão na cotação atual).
- 10 biografias de grandes nomes da tecnologia
- Alan Turing é homenageado com cédula de £50 que dificulta falsificação; veja
Entre alguns itens da coleção, está uma cópia da dissertação Systems of Logic Based on Ordinals, do PhD de Turing, com sua própria assinatura. Sozinho, o documento é avaliado entre £40.000 e £60.000.
Os papéis contam também com o artigo On Computable Numbers, ou “Teste de Turing”, que apresentou a ideia de uma máquina de computação universal em 1936. O artigo é considerado o primeiro manual de programação da era da computação, e é avaliado em valor semelhante.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Rare Alan Turing papers expected to fetch thousands of pounds at Lichfield auction https://t.co/rE6wagOWQt
— Lichfield Live® (@LichfieldLive) May 22, 2025
Estes documentos foram produzidos em tiragens bem pequenas, e eram distribuídos entre colegas do ambiente universitário. Portanto, o material é composto por papéis escassos e que raramente aparecem no mercado.
Para completar, eles foram encontrados após uma série de eventos inusitados. Após a morte de Turing, sua mãe Ethel doou os artigos para Norman Routledge, amigo de Turing e matemático que faleceu em 2013. Sua irmã encontrou os documentos e os manteve guardados no sótão.
A coleção ficou ali até ela ir para uma casa de repouso. Suas filhas acabaram encontrando o material, mas como não perceberam a importância dele inicialmente, planejaram colocá-lo numa máquina trituradora de papel, junto com outros documentos. No ano passado, o jogo mudou.
Em novembro, elas levaram a coleção a uma reunião de família e um parente sugeriu que mostrassem os papéis a um especialista. “Estes papéis aparentemente comuns — perfeitamente preservados nas cores neutras das suas capas acadêmicas — representam as bases da ciência da computação e da computação moderna digital”, declarou Jim Spencer, diretor da Rare Book Auctions, na Inglaterra, que avaliou o material.
Alan Turing foi um matemático e cientista da computação brilhante que desenvolveu uma máquina capaz de decodificar o Enigma, o código que os nazistas usavam para enviar ordens e que era “impossível de decifrar”. Hoje, considera-se que suas teorias ajudaram a dar forma à inteligência artificial moderna. Turing foi perseguido por ser homossexual e morreu em 1954, aos 41 anos.
Leia também:
Crítica | O Jogo da Imitação e o pai das nossas interações contemporâneas
Fatos sobre a inteligência artificial que você precisa saber
Vídeo: Como a ciência da computação poderia mudar o Brasil
Leia a matéria no Canaltech.