Pocket, app que salva textos para ler depois, será desativado

O Pocket, aplicativo para salvar conteúdos para ler depois, será desativado pela Mozilla no próximo dia 8 de julho. Ainda será possível exportar os dados do app e, no caso dos usuários premium, receber o reembolso.

  • Como baixar vídeos no YouTube | Guia Prático
  • 5 aplicativos populares que gastam muita bateria do celular

A Mozilla fez o anúncio do que classificou de “decisão difícil” na noite desta quinta-feira (22). 

“A forma como as pessoas usam a internet evoluiu, por isso estamos canalizando nossos recursos para projetos que melhor se adaptam aos seus hábitos de navegação e necessidades online”, afirmou a empresa em comunicado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Desde ontem, o app não estava mais disponível para download na Play Store ou App Store, e nem no Firefox. 

Quem já tinha o Pocket baixado consegue utilizá-lo até o dia 8 de julho. A partir desta data, ele ficará apenas em “modo de exportação”, para que os usuários exportem seus dados salvos, até o dia 8 de outubro. 

A Mozilla afirmou que não é preciso excluir a conta do Pocket após o dia 8 de julho. Mas, é necessário excluir o app mobile manualmente após o encerramento. 

Reembolsos do Premium

Para os assinantes do Pocket Premium, o reembolso ocorrerá de forma proporcional. Ou seja, o valor será equivalente ao tempo de assinatura restante após o dia 8 de julho. 

O assinante receberá o reembolso pelo mesmo método que utiliza para o pagamento.

A renovação automática dos planos mensais foi desabilitada, e as assinaturas anuais serão canceladas a partir de 8 de julho. 

Os assinantes podem usar os benefícios Premium até o encerramento do app.

Sobre o Pocket

O Pocket surgiu como “Read it Later” (leia depois, em português), em 2007, com o intuito de permitir que internautas salvassem algum conteúdo visto na web para depois. 

Com a popularização dos smartphones, o Read it Later se tornou um app, e os seus usuários podiam salvar páginas da internet no computador e visualizá-las no celular, e vice-versa.

Em 2012, foi renomeado para Pocket, e em 2017 foi adquirido pela Mozilla, empresa dona do navegador Firefox.

Sob gerenciamento da Mozilla, a integração entre app e navegador ficou ainda mais forte, e o Pocket ganhou recursos adicionais, como a sugestão de conteúdos baseada no que o usuário salva.

Veja também:

  • O que é Keeta? App de delivery chinês será lançado no Brasil em breve
  • Como usar o Duolingo: conheça as funções e dicas para aprender
  • Como comprar no TikTok Shop

VÍDEO: CELULAR SEGURO: o que é este app OFICIAL do governo?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.