O Paint terá um gerador de figurinhas com inteligência artificial e um seletor de objetos inteligente. A Microsoft anunciou os novos recursos do editor no Windows 11 nesta quinta-feira (22), junto de novidades da captura de tela e do bloco de notas.
- Windows 10 | Fim do suporte acontece quando? Saiba o que fazer
- Windows 11: 6 recursos que os usuários do Windows 10 estão perdendo
As novidades estão disponíveis, por enquanto, apenas para os membros do Windows Insiders, o programa da Microsoft para lançamento prévio de novos recursos e ferramentas.
Novos recursos de IA no Paint
Na versão 11.2504.451.0 do Paint, é possível criar figurinhas no editor de imagens a partir de comandos simples.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para criar, basta clicar no botão do Copilot, selecionar o “Stick Generator” e digitar seu comando.
A ferramenta entrega algumas opções e permite que você salve as criações na sua conta Microsoft.

O Paint recebeu também a ferramenta de seleção inteligente de objetos. Ela fica na barra de ferramentas, na Seleção de Objetos, e isola com mais precisão algum elemento da imagem.
Os dois recursos estão disponíveis no Windows 11, apenas em dispositivos Copilot+ PC.
Outras novidades
A ferramenta de recorte do Windows, o “Snipping Tool”, também recebeu duas novidades: o “Perfect screenshot” e o “Color Picker” (captura de tela perfeita e seletor de cor, em português).
O Perfect screenshot utiliza IA para selecionar com maior precisão a área que o usuário quer salvar na captura de tela, sem que ele precise fazer recortes ou gastar tempo redimensionando a captura.
O recurso está disponível somente em Copilot+ PCs.
Já o Color Picker fica também na ferramenta de recorte, e, quando selecionado, mostra qual a cor de algum elemento indicado pelo usuário, e dá seu código em HEX, RGB ou HSL.
O Bloco de Notas também tem recurso novo de IA. Agora é possível usar inteligência artificial para completar seus textos no aplicativo, para começar textos para você ou para editá-los.
O usuário seleciona uma parte do texto e envia um comando para que o app faça a edição.
Para usar a ferramenta é necessário fazer login com uma conta Microsoft. Usuários de planos Microsoft 365 Personal, Family, Enterprise e Copilot Pro gastam créditos de IA para usar o recurso.
Veja também:
- 5 dicas essenciais para migrar do Windows 10 para o Windows 11 sem problemas
- O que é Keeta? App de delivery chinês será lançado no Brasil em breve
- Como excluir a conta do Duolingo
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.