Aeromóvel de Guarulhos: veja tudo sobre trem que fará conexão com CPTM

Inicialmente previsto para ser entregue em junho de 2024, o Aeromóvel de Guarulhos, que vai ligar a linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos terminais de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, deve ser entregue até agosto deste ano.

O sistema de transporte gratuito entre os terminais do aeroporto de Guarulhos e a estação da linha 13-Jade tem como objetivo facilitar o deslocamento dos passageiros entre o maior aeroporto do país e o transporte público da região metropolitana, a exemplo do que já acontece em outras grandes cidades do mundo, como Paris e Roma, na Europa.

A área onde seria levantada a última estação da linha 13 ficou sob responsabilidade da GRU Airport após a concessão do aeroporto internacional. A concessionária, por sua vez, tinha planos de construir um hotel ou um centro comercial no local, o que impediu a aproximação dos trens CPTM.

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Técnicos vistoriam aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP

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Aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP

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Aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP

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Depois de muita negociação entre o governo federal e a GRU Aiport, ficou acertado que os R$ 272 milhões necessários para a implementação do trem, uma espécie de monotrilho chamado de “automated people mover”, sairiam da outorga da própria concessionária. Ou seja, parte do dinheiro que a GRU deveria pagar ao governo pela concessão seria destinado ao trem.

Em julho de 2022, foi anunciado o início das obras. A única participação do governo estadual, à época sob a gestão do ex-governador João Doria, veio por meio de uma renúncia fiscal de cerca de R$ 16 milhões.

Como vai funcionar o Aeromóvel de Guarulhos

Atualmente, o transporte é feito por ônibus gratuitos que partem da Estação Aeroporto-Guarulhos da linha 13-Jade da CPTM e levam cerca de 10 minutos até o terminal mais próximo, obrigando passageiros a subirem e descerem escadas rolantes, muitas vezes carregando malas.

O Aeromóvel de Guarulhos terá uma estação em cada terminal de embarque do aeroporto e o tempo de viagem deverá cair para cerca de seis minutos ao longo dos 2,7 km do trajeto. O tempo máximo de espera também deverá ser de seis minutos.

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Serão dois veículos em operação e um reserva, com capacidade para levar até 200 pessoas por viagem cada um. Ao todo, o “people mover” deverá transportar cerca de 4.000 passageiros por hora, sendo 2.000 em cada sentido de direção.

O monotrilho será totalmente automatizado, portanto, não terá condutores, como os trens metropolitanos de São Paulo, por exemplo.

Atraso nas obras

A concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, corre o risco de ser multada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pelo atraso na entrega do sistema de transporte de passageiros que vai ligar o local à estação Aeroporto-Guarulhos, da linha 13-Jade.

Em dezembro de 2024, a Anac abriu um processo administrativo que pode culminar com a aplicação de multa à concessionária, já que não houve nenhuma alteração no escopo contratado ou intervenções na obra por parte do poder público que possam justificar o atraso.

“Os atrasos estão relacionados exclusivamente a questões construtivas, de implantação da tecnologia e internas, do consórcio construtor, não havendo qualquer divergência com a Anac que implique atraso de obras”, disse a agência por meio de nota.

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