Neste ano, o estado de São Paulo já registrou 44 casos de febre oropouche, segundo informações do Centro de Vigilância Epidemiológica. As ocorrências foram na região de Registro e do litoral Norte, incluindo uma morte ainda em investigação. Em 2024, foram confirmados oito casos, todos na região do Vale do Ribeira.
- O que é febre oropouche? Sintomas e tratamento
- RJ confirma duas mortes por febre Oropouche; doença é transmitida por mosquito
A febre de oropouche é causada por um arbovírus, patógeno do gênero Orthobunyavirus que foi identificado no Brasil pela primeira vez em 1960, no sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília. Surtos e casos isolados vêm surgindo no país desde então, principalmente na região amazônica, onde a doença é considerada endêmica.
Febre oropouche no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, 13.782 casos foram confirmados no Brasil em 2024, com 2.790 registros em 2025 até o momento. A transmissão é feita pelo inseto Culicoides paraensis (maruim ou mosquito-pólvora), mas também pode ocorrer a partir do pernilongo comum (Culex quinquefasciatus). Os sintomas são dor de cabeça forte, dor muscular, náusea e diarreia, tontura, dor nos olhos e calafrios.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

As cidades afetadas, no estado de São Paulo, foram Cajati, Juquiá, Miracatu, Eldorado, Pedro de Toledo, Itariri, Sete Barras e Ubatuba. Na capital paulista, apesar de não haver casos da febre, há 46.774 casos de dengue já registrados em 2025, com 14 mortes confirmadas.
Veja também:
- Febre oropouche | Por que a doença tem esse nome?
- Febre oropouche: o que é? Há riscos do Brasil enfrentar surto?
- Mosquito da dengue pode transmitir a febre oropouche?
VÍDEO: Por que, em noites de calor, esses bichinhos ficam nas lâmpadas?
Leia a matéria no Canaltech.