O Distrito Federal receberá, na próxima terça-feira (27/5), o lançamento da 4ª edição do Fórum Mundial Niemeyer – um evento anual cujo objetivo é “reunir as mentes mais brilhantes da arquitetura, do urbanismo, da tecnologia e da sustentabilidade para discutir os principais desafios e oportunidades das cidades do futuro e da sociedade”.
Leia também
-
Claudia Meireles
Casapark apresenta evento que reúne arquitetura, design e artes visuais
-
São Paulo
Virada Cultural 2025: tudo o que você precisa saber sobre o megaevento
Idealizado e organizado pelo arquiteto Paulo Niemeyer, o evento, gratuito e limitado a 240 lugares, ocorrerá no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), a partir das 18h30. Interessados podem fazer a inscrição por meio deste link.
“Na próxima terça-feira (27/5), ocorrerá um coquetel, onde anunciaremos os palestrantes, parceiros e o conteúdo que será abordado no evento oficial, marcado para os dias 11 e 15 de agosto “, explicou Paulo.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
O Distrito Federal receberá, na próxima terça-feira (27/5), o lançamento da 4ª edição do Fórum Mundial Niemeyer
Divulgação2 de 3
Idealizado e organizado pelo arquiteto Paulo Niemeyer, o evento, gratuito e limitado a 240 lugares, ocorrerá no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), a partir das 18h30
Divulgação3 de 3
O encontro será um coquetel para lançar a 4ª edição do fórum. Evento oficial ocorrerá entre os dias 11 e 15 de agosto
Divulgação
Segundo Paulo, uma presença ilustre também prestigiará o evento. Na data, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomará posse como vice-presidente de honra do Instituto Niemeyer. De acordo com os organizadores, a ação “reforça o compromisso institucional com o desenvolvimento urbano e o debate público de qualidade”.
O fórum tem objetivo de proporcionar um espaço para debater sobre sociedade e integração. “Após a morte do meu avó, percebemos um vazio em relação a discussões sobre cultura e sociedade de uma maneira geral, tal como Oscar fazia. Então, ao longo do evento, abordaremos tantos temas atuais quanto arquitetura e urbanismo da cidade”, pontuou.
Fórum Mundial Niemeyer
Após edições de sucesso no Rio de Janeiro (2018), São Paulo (2019) e Brasília (2024), o evento oficial retornará à capital federal. Ao Metrópoles Paulo contou que a abertura oficial da 4ª edição do fórum acontecerá, em 11 de agosto, no Palácio do Itamaraty. De 12 a 15 do mesmo mês, as palestras e debates ocorrerão no Congresso Nacional.
Com o tema “Reinventando as Cidades: Arquitetura, Tecnologia e a Construção da Felicidade Coletiva”, o encontro promoverá reflexões fundamentais sobre como os avanços tecnológicos, o planejamento urbano e a valorização do espaço público podem impactar diretamente o bem-estar social e a qualidade de vida nas cidades.
Para Paulo Niemeyer, o evento será uma experiência única: “um encontro entre arquitetos, urbanistas, autoridades, acadêmicos e profissionais do setor, unidos pelo propósito de repensar e redesenhar”.
De acordo com ele, o fórum tem como objetivos principais os seguintes pilares: promover a excelência e responsabilidade sustentável, o debate sobre caminhos para o futuro, o papel de Brasília como laboratório urbano, além de criar a carta Niemeyer – um documento a ser apresentado à ONU-Habitat, comprometendo a sociedade civil, governos e profissionais a uma agenda global de reconstrução.
Edições
A 1ª edição no fórum foi realizada no Rio de Janeiro, cidade que tanto inspirou Oscar Niemeyer. À época, o evento reuniu arquitetos, urbanistas, estudantes e lideranças culturais para discutir o papel da arquitetura e do design urbano no desenvolvimento social.
Ao longo do evento, os participantes refletiram sobre a integração dos espaços urbanos com o meio ambiente e a importância da inovação arquitetônica para o futuro das cidades.
A segunda edição, em São Paulo, teve como tema os desafios urbanos das metrópoles e soluções sustentáveis para o espaço urbano. As discussões abordaram desde a habitação e a inclusão social até a preservação cultural e práticas sustentáveis.
Após uma pausa por causa da pandemia, a 3ª edição do evento aconteceu em Brasília, como tema principal: “A Revolução Pós – Desafios e Metas para um Mundo Sustentável”.
A edição reuniu especialistas nacionais e internacionais, 17 embaixadas, ministros, representantes do COP 30 e do G20 para debater questões urbanísticas, climáticas e culturais que impactam o mundo hoje.