A apresentadora Regina Tchelly recebe a chef Morena Leite na penúltima edição inédita da temporada do programa Xodó de Cozinha neste sábado (24), às 13h, na TV Brasil. A atração é gravada na sede do projeto Favela Orgânica, no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro.
Junto com a anfitriã, a convidada mostra o modo de fazer três receitas curiosas que têm a abóbora, também conhecida como jerimum em algumas regiões do país, como ingrediente principal durante a produção do canal público.
Criada na Bahia, a entrevistada é considerada umas das principais chefs brasileiras e no papo fala sobre a rica culinária nacional. Os sabores e aromas que diferenciam a gastronomia tupiniquim com nutrientes variados pautam a entrevista. Essa expertise para as iguarias típicas marca sua trajetória profissional.
Regina Tchelly e Morena Leite preparam aperitivo com a semente de abóbora, pão com o ingrediente para hambúrguer e salgadinho usando a casca do fruto, enquanto conversam sobre a importância da educação para melhorar os hábitos alimentares dos brasileiros desde a infância.
Produção original da emissora, o Xodó de Cozinha destaca refeições saudáveis, nutritivas, de baixo custo e com o aproveitamento integral dos alimentos. O programa está disponível no app TV Brasil Play e também pode ser acompanhado no YouTube do canal.
Referências ancestrais e demanda emocional
Durante o encontro com Regina Tchelly, Morena Leite fala sobre as origens da culinária brasileira, reflete sobre ancestralidade e recorda sua história familiar muito associada à terra e aos ingredientes da agricultura nacional.
A chef conta que os pais resolveram viver um estilo de vida mais natural e integral e em harmonia com a natureza no final dos anos 1970. A família se mudou do interior de São Paulo para Trancoso, na Bahia, em uma casa onde plantavam abóbora, aipim, milho, quiabo e jiló.
“A comida sempre foi um pilar muito importante dentro da nossa casa. A gente sempre acreditou que a gente é o que a gente come. Não comemos só por uma fome fisiológica ou nutricional, mas também por uma demanda emocional, comportamental e prazerosa. Comida não é só alimento, é, ainda, diversão, arte, alegria, união. É confraternização. Pensar no que a gente vai comer, não só no sabor, mas na procedência, na sazonalidade e no uso integral do alimento”, explica Morena Leite.
Hábitos saudáveis e paladar afetivo
A convidada aprofunda o raciocínio sobre o seu modo de ver a gastronomia. “Não é uma ciência exata. A cozinha tem que ter borogodó”, pondera a chef. “A gente deveria ter como uma das pedagogias da educação aulas de gastronomia. É tão importante a criança colocar a mão na massa…”, sugere Morena Leite, enquanto prepara a receita de pão de abóbora.
A entrevistada ressalta a importância de hábitos saudáveis em casa e a contribuição de se cozinhar junto, ir à feira, aprender a escolher os ingredientes e cortá-los na cozinha com os parentes. “Isso faz com que a criança construa esse paladar afetivo”, define a chef sobre esse convívio familiar.
Culinária para nutrir coração e transformar realidades
Morena Leite ainda explica o trabalho que há 15 anos realiza nas escolas por meio do Instituto Capim Santo. “A gente capacita com técnicas gastronômicas seguindo toda a identidade cultural das receitas, mas antes de treinar a mão, é preciso nutrir o coração. Por isso, orientamos a questão comportamental na cozinha: além da pontualidade, compreender e respeitar as funções no trabalho em equipe”, destaca.
Com o restaurante homônimo, a chef se tornou conhecida no país e leva a culinária brasileira para o exterior. “A cozinha é uma maçaneta para o mundo. Ela pode transformar vidas. É muito desconcertante pensar que num país tão fértil como o nosso, mais de 30 milhões de pessoas passem fome”, avalia Morena Leite.
Sobre o Xodó de Cozinha
Apresentado pela chef Regina Tchelly na TV Brasil, o programa Xodó de Cozinha busca incentivar a alimentação saudável e de baixo custo. A temporada de estreia tem 26 episódios. Cada edição conta com um convidado especial para preparar receitas com um alimento específico e conversar sobre um tema. A produção recebe personalidades como Bela Gil, André Trigueiro e Sidarta Ribeiro, entre outros.
Com seu afeto e carisma, a chef Regina Tchelly tem uma linguagem bastante característica para cativar o público e os entrevistados da nova atração televisiva. “Os convidados são incríveis e fico feliz de estar reunida com tanta gente que está fazendo acontecer, mostrando que é possível comer bem, de forma saudável e acessível”, conta.
Os assuntos discutidos na produção giram em torno de questões como sustentabilidade, combate à fome, sazonalidade dos alimentos, geração de renda, empreendedorismo e educação financeira. Além disso, o programa valoriza a cultura tradicional e afetiva, além de abordar pratos que evocam memórias e heranças culinárias.
A atração é gravada na cozinha do projeto Favela Orgânica, iniciativa idealizada por Regina Tchelly que há 13 anos promove a culinária saudável nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Coprodução realizada pela TV Brasil com a Kromaki, o Xodó de Cozinha tem direção de Pedro Asbeg.
Sobre o Favela Orgânica
O Favela Orgânica já recebeu diversos prêmios, nacionais e internacionais, por suas ações que visam promover a segurança alimentar, capacitação profissional e uma mudança na cultura de consumo e desperdício de alimentos. Chef de cozinha, empreendedora social e fundadora do projeto, Regina é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.
Serviço
Xodó de Cozinha – sábado, dia 24/5, às 13h, na TV Brasil