

Fraldas trituradas substituem areia na obra – Foto: Anjar Primasetra/Universidade de Kitakyushu/ND
Uma casa construída com fraldas pode parecer ideia de louco, mas foi exatamente isso que especialistas testaram na Indonésia. A proposta é transformar um dos resíduos mais problemáticos em solução para habitação.
A iniciativa, voltada para moradias de baixo custo, testou o uso de fraldas descartáveis lavadas, secas e trituradas como substituto parcial da areia usada em concreto e argamassa.
Fraldas viram aliadas na construção de casas de baixo custo
Na Indonésia, pesquisadores buscaram uma alternativa para a construção civil e encontraram nas fraldas descartáveis um potencial inesperado. O objetivo é reduzir custos reutilizando resíduos que normalmente acabam em aterros sanitários ou são incinerados.
O estudo combinou os materiais descartáveis limpos e trituradas com cimento, cascalho e água. Após 28 dias, os blocos de concreto foram testados para avaliar sua resistência.
Em casas térreas, as fraldas puderam substituir até 27% da areia em pilares e vigas. Já em paredes divisórias, a substituição chegou a 40%. Até mesmo os pisos puderam incorporar 9% do material sem perder estabilidade.
O desafio de aplicar em larga escala
Ainda não existe uma cadeia estruturada para coletar, limpar e processar o material em grande volume. Além disso, pequenas variações na proporção do material podem comprometer a qualidade da construção.

A pesquisa mostra uma solução barata e ecológica e casas com estruturas firmes – Foto: Muhammed Arief Irfan/Reprodução/ND
Mesmo assim, a proposta chama atenção pelo baixo custo e por ser uma resposta criativa a dois problemas: o descarte inadequado de resíduos e a demanda por casas mais baratas em países em desenvolvimento.