6 maiores erros que Wolverine jamais conseguirá reparar

Mesmo que o Wolverine conte com os dedos da mão, do pé e de suas garras, ele cometeu muitos erros desde o início da jornada até os dias atuais. Alguns por conta de sua violência violenta, outros por agir como um babaca e muitos tentando fazer a coisa certa — mesmo que seja certa apenas na sua cabeça.

  • As 10 melhores batalhas dos X-Men nas HQs da Marvel
  • 8 histórias de origens mais esquisitas e depressivas da Marvel

Claro que o super-herói e um dos principais X-Men carrega grandes traumas e problemas, mas em alguns casos ele passa um pouco do limite e comete falhas que passam longe de serem vistas como gafes. Na verdade, elas acabam sendo carregadas ao longo de sua vida como cicatrizes.

Baseado no conteúdo do Screen Rant, nós do Canaltech reunimos alguns dos maiores erros que Wolverine cometeu e que jamais conseguirá reparar — seja por vontade própria ou por não achar que errou. Isso acarreta uma série de problemas, mas que o carcaju apenas empilha e segue seu caminho com eles nas costas. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

6. Matar seus aliados

Uma das maiores ameaças dos X-Men não é Apocalypse ou Magneto, mas alguém que vive embaixo do mesmo teto que a equipe: Wolverine. Se na realidade de Old Man Logan (2008) vimos ele matar todos os seus aliados acidentalmente, o mesmo já tinha ocorrido em Wolverine #5 (2005).

Capturado e com sua mente controlada pela Hydra e pelo Tentáculo, ele apenas seguia ordens quando matou todos que entraram em seu caminho: Elektra, Demolidor, Quarteto Fantástico e alguns dos membros do X-Men. Ele só foi parado por Estrela Polar e recuperou sua consciência. Porém, não esqueceu da grande atrocidade que cometeu e do perigo que representa.

Imagem de Wolverine
Wolverine com a mente controlada não perdoa ninguém (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

5. Wolverine desperta o Apocalypse

Não ouvir os amigos é algo que pode trazer graves consequências. Após o Ciclope desfazer a X-Force, Wolverine quis reunir o grupo novamente em Uncanny X-Force #11 (2011) para impedir o ressurgimento do Apocalypse. Ao lado do Arcanjo e de Fantomex, eles decidiram matar a versão jovem do vilão e acabaram espalhando as Sementes da Morte — o que atingiu o mutante alado e o fez abandonar o grupo para se tornar a maior representação da ameaça.

A partir disso, Warren Worthington quase abriu uma nova Era do Apocalypse. Ao lado dos seus Cavaleiros, o grupo de vilões queria destruir o planeta para iniciar uma nova evolução dos mutantes em escala global. E tudo porque Wolverine decidiu que seria uma ideia boa trazer a X-Force de volta, comprometendo a paz na Terra, seus aliados e tudo que existe. Custava para Logan ouvir mais e deixar as coisas como estavam? O resultado está aí. 

Imagem de Wolverine
Poucas coisas saem tão errado quanto despertar um vilão ancestral (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

4. Morte dos filhos do Wolverine

A guerra entre Daken e Wolverine levou a muitas baixas para o carcaju, como é o caso da história vista em Wolverine #13 (2011). Reunindo um exército para derrubar o X-Man em definitivo, o filho revoltado declara guerra contra o próprio pai e bota todos que pode no caminho das garras do mutante — gerando um banho de sangue, obviamente.

Quando ele encerra a aniquilação que descobre uma verdade dura demais para engolir: todos os homens que matou eram seus filhos ilegítimos. Ou seja, Logan teve em suas mãos o sangue de diversas pessoas que ele sequer sabia que eram suas. Claro que o herói levou isso consigo e deve esperar para ser julgado por sua ação de algum modo.  

Imagem de Wolverine
O Wolverine tinha vários filhos, no passado (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

3. A morte de Daken

Pior que matar um monte de filhos que ele nem sabia que tinha, Wolverine teve uma última tarefa complicada: matar Daken, que cresceu com uma relação muito complicada com seu próprio pai. Era isso ou permitir que ele trouxesse o Apocalypse de volta em Uncanny X-Force #34 (2013), ou seja, não é como se o carcaju tivesse outra opção.

O conflito não foi simples e Daken, em alguns momentos, superou o próprio pai. Porém, a experiência falou mais forte e Logan levou a melhor ao afogar o filho em uma poça d’água. Tristeza define o que veio depois, com um amargo arrependimento de não ter conseguido salvar o próprio filho desta relação complexa, de resgatá-lo das garras de Romulus e de muitas outras questões que levaram os dois a viverem em pé de guerra. 

Imagem de Wolverine
Daken encontrou sem fim, mas a que custo? (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

2. Matar pessoas queridas

Em Wolverine: The Origin (2002), vemos Logan cometer algumas atrocidades como matar seu pai verdadeiro, mas ainda assim está “tudo bem”. Depois deste incidente, ele vai viver com sua mehor amiga: Rose O’Hara. Em outra cidade, eles passam a morar juntos, mas apesar dos sentimentos do carcaju, ela se apaixona por um dos mineradores que trabalhavam na região.

O meio-irmão do Wolverine, Dog Logan, surge para cumprir sua vingança após a morte do pai dos dois. Uma luta feroz tem início e o super-herói ainda não controlava seus instintos animais e, quando se deu conta, tinha matado também Rose. Digamos que não foi o seu melhor momento, já que ele ainda era muito jovem e o problema com a violência o perseguiu por muitos anos. 

Imagem de Wolverine
As garras do Wolverine já mataram muitas pessoas queridas (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

1. Se tornar a Arma X

Se tem um erro que Wolverine jamais vai conseguir reparar é se tornar mais uma peça no tabuleiro do governo anti-mutantes, se oferecendo para entrar no programa Arma X e se tornando um poço profundo de dor, traumas e cheio de rancor em Marvel Comics Presents #72 (1991). Ele fez isso logo após participar da Segunda Guerra Mundial, se tornando vítima de manipulações psicológicas e experimentos secretos.

Ele se tornou um mero peão de Romulus, que dava ordens para o mutante — que se mostrava uma verdadeira máquina de matar ao longo dos anos. Nem é preciso dizer o quanto a implementação de adamantium em seu corpo o impactou e tornou a sua vida um verdadeiro inferno. Provavelmente é um dos erros que cometeu que mais pesam em seu cotidiano.

Imagem de Wolverine
Se tornar a Arma X deve ser um arrependimento diário (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Os erros de Wolverine nas HQs

É importante reforçar que todos os erros que Wolverine cometeu e não conseguirá reparar foram provocados apenas no Universo-616 da Marvel Comics. Há centenas de outros de sua variante do Universo Ultimate, como o caso de trocar de corpo com Peter Parker e se aproveitar da namorada do jovem Homem-Aranha — algo até pesado, mesmo para o personagem.

Entre os problemas que Logan causou e não há formas de voltar atrás, estão:

  1. Se tornar a Arma X
  2. Matar pessoas queridas
  3. A morte de Daken
  4. Morte dos filhos do Wolverine
  5. Wolverine desperta o Apocalypse
  6. Matar os aliados

Leia também no Canaltech:

  • Thor “indigno”: saiba como Odinson perdeu e recuperou o Mjolnir
  • X-Men revelam que membros icônicos escondem um superpoder há muito tempo
  • X-Men resgatam mutante obscura e finalmente revelam seu poder depois de 35 anos

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.