Governo do Reino Unido começa a reestatizar o sistema ferroviário

O governo do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, do Partido Trabalhista (de centro-esquerda), anunciou neste domingo (25/5) a reestatização da companhia ferroviária South Western Railway, que opera no sudoeste da Inglaterra.

A companhia foi a primeira a retornar ao controle do poder público em um processo de reestatização do sistema ferroviário do país, um dos compromissos de campanha do atual premiê, eleito no ano passado.

De acordo com o governo britânico, todas as operadoras ferroviárias do Reino Unido devem ser reestatizadas até o fim de 2027, quando as concessões vigentes chegarão ao fim.

“A South Western Railway agora pertence ao setor público. E é apenas o começo”, escreveu Starmer em sua conta oficial no X (antigo Twitter).

“Isso será traduzido em um serviço melhor, uma venda de passagens mais simples e trens mais confortáveis”, afirmou o primeiro-ministro britânico.

Leia também
  • Mundo

    Trump ataca fonte de energia do Reino Unido: “Feios moinhos de vento”
  • Mundo

    França, Reino Unido e Canadá encorajam o Hamas, diz Netanyahu
  • Mundo

    UE e Reino Unido impõem novas sanções à Rússia
  • Mundo

    Reino Unido e UE fecham acordo sobre defesa antes de cúpula pós-Brexit

Privatização foi marco da era Thatcher

O setor ferroviário do Reino Unido foi privatizado em meados da década de 1990, ainda durante o governo de John Major (1990-1997), do Partido Conservador. Ele seguiu a política liberal adotada pela icônica primeira-ministra Margareth Thatcher, que governou o país entre 1979 e 1990.

Na época, as privatizações foram muito criticadas pela oposição trabalhista, sindicatos e parte da população. Até mesmo alguns líderes conservadores se opuseram às medidas.

Inicialmente, o número de passageiros e os investimentos no setor aumentaram de forma expressiva. Entretanto, um descarrilamento que deixou quatro mortos, em 2000, provocado por microfissuras nos trilhos, foi um marco negativo que começou a colocar o modelo em xeque.

Durante as últimas décadas, cancelamentos e atrasos acabaram se tornando comuns. Os preços elevados também foram criticados pela população.

Apenas neste ano, segundo dados do governo britânico, cerca de 4% das viagens de trens foram canceladas.

Sindicatos comemoram

Em novembro do ano passado, a maioria governista no Parlamento do Reino Unido aprovou uma lei que determina a nacionalização das operadoras privadas do sistema ferroviário ao fim do atual período de concessão.

Todas elas ficaram sob o guarda-chuva de um órgão estatal denominado Great British Railways.

Os sindicatos do setor comemoraram o anúncio do governo neste domingo. A oposição, do Partido Conservador, criticou a medida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.