A One UI é uma interface desenvolvida pela Samsung para todos os celulares da linha Galaxy da marca. O pacote é criado com base no sistema operacional Android, então recebe grandes atualizações a cada ano.
- Muita IA e novo visual: testamos a One UI 7, o Android 15 da Samsung
- One UI 7: 4 celulares que já foram atualizados no Brasil
A interface é um dos destaques para o domínio da fabricante sul-coreana no mercado de celulares Android, com direito a recursos exclusivos, integração com o ecossistema Samsung e visual diferente. O Canaltech traz os detalhes do sistema:
- Evolução da One UI
- One UI e Android são a mesma coisa?
- Recursos exclusivos
Evolução da One UI
Antes do modelo atual da interface, a Samsung já trabalhava com um firmware próprio para os aparelhos da marca, desenvolvidos com base no Android. O TouchWiz foi usado em alguns modelos da linha S no começo da década de 2010 e introduziu alguns apps nativos da empresa — o que gerou críticas pelo excesso de conteúdo instalado nas configurações de fábrica.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A One UI foi revelada em 2018 e fez sua estreia em 2019 com o Android 9.0. A primeira versão contou com uma reformulação completa da parte visual do sistema, com novos ícones, animações e funções exclusivas, incluindo a assistente digital Bixby.

Desde então, a interface é atualizada anualmente para acompanhar a nova geração do Android e faz sua estreia com os modelos da linha S. Em 2024, a marca sul-coreana lançou o pacote Galaxy AI com uma nova atualização, trazendo ferramentas de inteligência artificial generativa para os aparelhos.
One UI e Android são a mesma coisa?
Não. O Android é um sistema operacional, enquanto a One UI é uma interface desenvolvida com base no SO do Robozinho — ou seja, uma adaptação que ainda depende do sistema para funcionar. Toda One UI é um Android, mas nem todo Android é uma One UI.
É importante destacar que a Samsung não é a única a fazer isso: cada fabricante opta por montar uma interface própria com base no sistema operacional, que é desenvolvido em código aberto e disponibilizado para as marcas.

Recursos exclusivos
A Samsung se destacou por sempre trazer recursos exclusivos para a One UI e alguns deles só foram adotados posteriormente na versão padrão do Android. Por isso, a interface também pode ser considerada uma versão “poderosa” do sistema.
A primeira versão trouxe o modo escuro como grande novidade, por exemplo, e o recurso só foi adotado amplamente pelo Robozinho Verde no ano seguinte. As atualizações da empresa ao longo dos anos ainda inovaram com gestos de navegação, personalização da tela de bloqueio e conexão integrada com PCs Windows
A versão mais recente, One UI 7 com base no Android 15, introduziu um recurso chamado Now Bar para trazer informações e comandos num pequeno assistente da tela de bloqueio (algo como a Ilha Dinâmica do iPhone). Meses depois, o Google anunciou um recurso parecido de forma nativa para o SO.
Leia também:
- Como atualizar o celular para a One UI 7
- Como o Android evoluiu a cada versão | Todas as gerações
- Material 3 Expressive: como o Android mudou nos últimos dez anos?
VÍDEO: Qual comprar em 2025: Galaxy S23 vs S24 vs S25 (comparativo Samsung dos 11 celulares da marca)
Leia a matéria no Canaltech.