Festa em honra à Santa Rita reúne fiéis em Brusque

A comunidade Santa Rita de Cássia, em Brusque, celebrou sua padroeira entre os dias 21 e 24 de maio. Uma das festas mais tradicionais da Paróquia São Luís Gonzaga, a comemoração reuniu devotos, voluntários e festeiros em torno do exemplo de vida de Santa Rita, reconhecida como intercessora das causas impossíveis.
A programação teve início na quarta-feira, 21 de maio, com o tríduo preparatório, e finalizou no sábado, 24, com a missa festiva presidida pelo pároco padre Helio Feuser. Este ano, a celebração teve um novo horário — às 17h30.

Coordenador da comunidade, Carlos Atílio Gamba destacou a forte mobilização para a realização da festa. “Nossa comunidade é muito tradicional, e essa é uma das festas mais importantes da paróquia. É emocionante ver a quantidade de pessoas que se envolvem, voluntários que ajudam, festeiros que priorizam estar na missa. Santa Rita recebe o carinho de todo o município”, afirmou. Segundo ele, ainda que a maioria dos colaboradores seja do próprio bairro, pessoas de outras regiões também contribuem, seja com doações, prendas ou presença.

Durante a homilia, padre Helio destacou como a vida de Santa Rita continua sendo um exemplo de fé e perseverança. “Ela teve uma vida difícil: um casamento arranjado, um marido violento, os filhos mortos. Em nenhum momento ela perdeu a paz ou se desesperou. Isso nos ensina muito sobre como esperar em Deus, sobre como confiar mesmo quando tudo parece impossível”.

Para ele, celebrar a padroeira de uma comunidade vai além da devoção: é seguir seus passos. “Mais do que pedir graças pela intercessão de Santa Rita, é importante olhar para o modelo de vida que ela nos deixou. Se sou devoto, também sou chamado a viver como ela viveu: com paciência, oração, confiança e entrega total a Deus”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.