Neste domingo (25/5), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou insatisfação com o presidente russo, Vladimir Putin. Em conversa com jornalistas, no aeroporto de Morristown, Nova Jersey, o estadunidense disse “não estar satisfeito” com os novos ataques russos contra a Ucrânia e questionou “o que aconteceu com esse cara?”.
Durante a madrugada, a Rússia lançou o maior ataque aéreo contra a Ucrânia desta guerra, iniciada há mais de três anos, na segunda noite consecutiva de ataques intensos com drones e mísseis balísticos. A capital, Kiev, foi mais uma vez o foco da ofensiva, que deixou ao menos 12 mortos, incluindo 3 crianças, e dezenas de feridos.
Leia também
-
Mundo
Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos
-
Mundo
Rússia faz forte ataque à Ucrânia, com foco em Kiev, e deixa 13 mortos
-
Mundo
Trump anuncia que Rússia e Ucrânia trocarão prisioneiros: “Grandioso”
“Não sei o que há de errado com ele. O que diabos aconteceu com ele? Certo? Ele está matando muita gente. Não estou feliz com isso”, disparou Trump.
Veja:
Cessar-fogo
Na última semana, Trump ligou para Putin com o objetivo de negociar um cessar-fogo imediato na guerra entre Rússia e Ucrânia. A conversa aconteceu após autoridades da Rússia e da Ucrânia terem se encontrado, em 16 de maio, para negociar um possível cessar-fogo. No entanto, a reunião resultou em poucos avanços, garantindo, apenas, uma troca de prisioneiros e um acordo para continuar as negociações sobre o fim do conflito.
Putin, apesar de se mostrar aberto às negociações de cessar-fogo, afirmou que “gostaria de observar que, em geral, a posição da Rússia é clara. O principal para nós é eliminar as causas raiz desta crise”.
Esta foi a terceira conversa entre Putin e Trump desde que o republicano assumiu a presidência. A primeira foi no dia 12 de fevereiro e a segunda no dia 18 de março. Em todas as chamadas, o assunto foi o cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia.