A nave Starship, da SpaceX, fará seu nono teste de voo nesta terça-feira (27). O dia também será marcado por um discurso de Elon Musk, CEO da empresa, que apresentará sua visão sobre as ambições da companhia em relação à exploração multiplanetária.
- SpaceX | Após explosão, FAA adota novas medidas de segurança com o Starship
- SpaceX finalmente explica última explosão do foguete Starship em 8º teste de voo
A decolagem da nave espacial está prevista para acontecer a partir das 20h30 (horário de Brasília), nas instalações da Starbase, no sul do Texas (EUA). O público poderá acompanhar ao vivo tanto pelo site da SpaceX quanto pelo perfil da companhia no X.
Watch Starship’s ninth flight test → https://t.co/Gufroc2kUz https://t.co/NYF0ZMyeGp
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— SpaceX (@SpaceX) May 23, 2025
Já o discurso de Musk terá início às 16h (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo no perfil da SpaceX no X. De acordo com uma postagem feita pelo próprio empresário na plataforma, sua fala deve ter como foco a exploração de Marte pela empresa.
Watch an update from @elonmusk on SpaceX’s plan to make life multiplanetary https://t.co/E68TunhFYb
— SpaceX (@SpaceX) May 26, 2025
Uso do Super Heavy
O teste da Starship — que deve durar pouco mais de uma hora — será marcado pela tentativa de reutilizar o Super Heavy, o propulsor utilizado durante o sétimo teste de voo da empresa. Para esta missão, quatro dos seus 33 motores Raptor foram substituídos.
Desta vez, entretanto, a empresa não tentará trazer de volta o Super Heavy para a torre de lançamentos. O veículo deverá retornar às águas do Golfo do México cerca de sete minutos após o lançamento, sendo descartado em seguida.
Carga da Starship

O nono lançamento da nave espacial da SpaceX também tentará levar ao espaço oito objetos parecidos com satélites Starlink. Os instrumentos estarão na mesma trajetória suborbital que a Starship e devem ser destruídos antes da reentrada na Terra.
Na missão anterior da companhia, não foi possível atingir esse objetivo porque o foguete explodiu. Se tudo correr bem, as cargas úteis devem ser liberadas 18 minutos após o início da missão.
Leia mais:
- Starship | Acidentes, rumores sobre falhas e a previsão de lançamento para 2026
- SpaceX | O que é o foguete Starship?
VÍDEO | O QUE É STARLINK?
Leia a matéria no Canaltech.