As tragédias ambientais vêm sendo cada vez mais comuns. No Brasil, 1 a cada 4 brasileiros já viveu ou conhece alguém afetado por um desastre, o que representa cerca de 42,2 milhões de pessoas com 16 anos ou mais — equivalente a 25% da população. Os dados são de uma pesquisa do Movimento União BR em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.
Segundo o estudo, dentro desse grupo, 7% foram diretamente impactados por um evento climático grave. Outros 15% conhecem alguém próximo que passou por essa situação, e 3% afirmaram ter sido afetados indiretamente. O levantamento também mostra que aproximadamente 16,9 milhões de brasileiros já vivenciaram um desastre natural.
Eventos climáticos mais citados pelos entrevistados:
-
Enchentes e alagamentos: 68%
-
Tempestades ou chuvas fortes: 7%
-
Deslizamentos de terra: 6%
-
Queimadas ou incêndios: 5%
-
Queda de barragem: 2%
-
Seca: 2%
-
Outros: 5%
-
Não souberam ou não responderam: 4%
Solidariedade
Além de dimensionar o número de pessoas afetadas por tragédias ambientais, o levantamento também investigou a solidariedade da população nesses contextos. O estudo revela que 82% dos brasileiros já ajudaram vítimas de desastres, sendo que 21% atuaram como voluntários.
A pesquisa também mostra que 52% preferem doar para causas locais (em suas cidades ou regiões), enquanto 28% optam por causas de alcance nacional. Além disso, 74% dos entrevistados dizem confiar mais em empresas que atuam em ações de resposta a desastres ambientais.
Por outro lado, 77% afirmaram nunca ter tomado medidas preventivas para se preparar para tragédias, e 50% disseram não saber onde buscar informações em caso de desastres.
Metodologia
A Nexus realizou entrevistas presenciais com 2.013 brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os estados do país e no Distrito Federal, entre os dias 29 de abril e 5 de maio de 2025. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
]]>