O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest) celebrou, na noite desta segunda-feira (26), a conclusão da oitava turma do Curso de Costura Industrial, parte do programa “Costurar Está na Moda”. A cerimônia foi realizada no Senai de Brusque e marcou a finalização das aulas para mais de 20 alunos que participaram da capacitação 100% prática e gratuita, voltada à formação de novos profissionais para o setor.
Realizado em parceria com Câmara Têxtil da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, o curso tem 60 horas de duração, no período noturno, e uma grade curricular desenvolvida com a colaboração direta de empresários e diretores do setor. O conteúdo é alinhado com as necessidades reais da indústria, e os alunos recebem todo o suporte para a realização dos protótipos, incluindo doações de matérias-primas e peças talhadas.
“Hoje, mais de 20 alunos se formam com o básico necessário para ingressar no mercado de trabalho. Além da coragem de dar o primeiro passo, conseguimos proporcionar uma formação com estrutura, professores capacitados e aulas práticas nas máquinas industriais. É uma forma concreta de fomentar essa profissão que é maravilhosa, rentável e tão essencial para nossa região”, destaca a presidente do Sindivest, Patrícia Conti. “Estamos em tratativas para lançar em breve uma segunda etapa do curso, avançando além do nível básico”, acrescenta.
Mais do que um certificado, a formatura representa uma nova possibilidade de carreira e transformação pessoal. A aluna Ana Paula Cozer Tamanini, que atua como vendedora interna, participou da turma motivada pelo desejo de se aproximar do setor têxtil.
“Até o curso, eu não sabia nada de costura, apenas tinha paixão pelas máquinas e pelos tecidos. O que me levou a fazer o curso foi esse contato com o têxtil, que é a grande força da nossa cidade. O que mais me marcou foi a atenção e paciência das professoras. Foi um curso que impactou a vida de todos nós. Dedicamos tempo, comprometimento e ganhamos uma nova perspectiva”, relata.
A qualificação de costureiras e costureiros tem sido uma das prioridades do Sindivest, diante da carência identificada nas indústrias da região. “O curso consolida-se a cada turma como uma ação estratégica, que beneficia empresas e gera novas oportunidades para a comunidade”, finaliza a presidente.