Como evitar acidentes como o da criança que invadiu loja com um carro elétrico

Quiosques de montadoras automotivas em shoppings, parques e outros locais públicos têm se tornado cada vez mais comuns nas cidades brasileiras.

  • Por que a BYD e outras chinesas têm motivos para temer a chegada da GAC?
  • GAC estreia no Brasil com SUV ‘Anti-BYD’ e outros 4 modelos

A prática vem sendo muito utilizada principalmente pelas marcas recém-lançadas no Brasil. Exemplo da GAC, que estreou por aqui há cerca de duas semanas e conta com diversos produtos expostos pelo país.

Mas, no último sábado (7), um acidente acabou acontecendo em um dos quiosques da fabricante de carros chinesa no Shopping Vila Lobos, na Zona Oeste de São Paulo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O incidente ocorreu após uma criança sem supervisão entrar em um dos modelos expostos, movendo o veículo e colidindo contra a fachada de outra loja. Felizmente, ninguém se feriu. A batida causou apenas alguns danos estruturais.

O modelo em questão é o GAC Aion Y, um SUV com porte de minivan que está disponível a partir de R$ 175 mil.

Aion Y visto de frente
Esse é o GAC Aion Y, modelo que foi batido no Shopping da Zona Oeste de SP (Imagem: GAC/Divulgação)

Como evitar acidentes como este?

Com o número de veículos expostos em locais públicos aumentando, alguns cuidados devem ser tomados para que incidentes como o citado acima não se repitam.

Como os veículos de estão ali com o intuito de serem vendidos, as chaves (normalmente) estão dentro dos veículos, facilitando a partida para qualquer pessoa que estiver dentro carro.

No entanto, modelos mais novos como o Aion Y, são equipados com freio de estacionamento eletrônico, que, na prática, só são liberados após o acionamento com o pé no freio.

BYD Dolphin exposto no Shopping
Marcas têm usado shoppings para expor seus carros e acumular vendas (Imagem: BYD/Divulgação)

Não dá para afirmar o que exatamente ocorreu neste incidente. O freio de estacionamento podia já estar liberado no momento em que a criança entrou no veículo, o que facilitaria o ato de movimentar o carro.

Em quiosques públicos como este do Shopping Vila Lobos, a supervisão sobre cada veículo deve ser maior, já que um pequeno incidente em um local que concentra tantas pessoas pode se tornar tragédia.

Como é o modelo que foi batido?

O Aion Y pode ter sido o primeiro modelo da GAC a ser batido no Brasil. O SUV com jeitão de minivan é um dos cincos carros da marca disponíveis por aqui.

Ele conta com motorização totalmente elétrica, composta por apenas um motor dianteiro de 205 cv e 22,9 kgfm. Esse conjunto é capaz de levar o Aion Y de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 150 km/h.

Aion Y visto de lado
Modelo conta com porte de minivan e visual futurista (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

Para alimentar este sistema, o SUV utiliza uma bateria de 63,2 kWh de capacidade, com autonomia de 318 km no ciclo divulgado pelo Inmetro.

De série, o Aion Y vem equipado com faróis e lanternas em led, central multimídia de 10,25”, quadro de instrumentos digital, carregador por indução e muito mais. Há também um conjunto ADAS completo, com ACC, frenagem automática de emergência e ajuste de permanência em faixa.

O modelo está disponível em duas versões. A Premium, que parte de R$ 175 mil, e a Elite, por R$ 185 mil.

Leia também:

  • SUV chinês da GAC promete brigar com VW T-Cross em 2026
  • Quanto custam os carros da GAC no Brasil?

Vídeo:

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.