Um total de R$ 55,4 bilhões. Esse é o valor faturado pelas empresas ligadas ao turismo nos três primeiros meses de 2025. Um recorde para o período, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado supera o melhor faturamento para os meses de janeiro a março desde 2014, quando o setor faturou R$ 52,5 bilhões. E quem comemoram são os pequenos negócios, que compõem mais de 97% da cadeia ligada ao serviço.
Na comparação com 2024, o resultado foi 5,8% superior, já corrigida a inflação. Somente em março, o setor registrou faturamento de R$ 18 bilhões, crescimento de 6,6% em relação ao mesmo mês do ano passado – o melhor resultado para março desde 2012. Os pequenos negócios, responsáveis por mais de 95% dos empreendimentos turísticos no Brasil, são fundamentais nesse cenário, impulsionando a economia, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O setor do turismo no país faturou R$ 55,4 bilhões nos três primeiros meses do ano, valor superior ao melhor resultado da série histórica, registrado em 2014, quando o setor faturou R$ 52,5 bilhões no primeiro trimestre do ano.
Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em comparação ao desempenho do setor nos três primeiros meses do ano passado, o setor do turismo em 2025 faturou 5,8% a mais, já corrigida a inflação. Em março, o setor registrou faturamento de R$ 18 bilhões, crescimento de 6,6% em relação ao mesmo mês do ano passado – o melhor resultado para março desde 2012.
“O setor tem apresentado aceleração mesmo diante do aumento dos juros e da inflação. O turismo não é uma atividade de consumo contínuo, mas de planejamento, e o número crescente de pessoas empregadas formalmente no país está levando a um aumento nas despesas com as desejadas férias”, destacou a FecomercioSP, em nota.
Na análise regional, a Bahia obteve o melhor desempenho em março: o faturamento do turismo cresceu 20,4%, impulsionado pelo carnaval. Em seguida, Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), também beneficiados pelo período festivo.
O estado de São Paulo, com o maior peso na análise, registrou alta de 4,8%, com faturamento de R$ 4,5 bilhões. Já Mato Grosso apresentou queda de 9,7%, seguido por Roraima (-7,1%) e Rio Grande do Sul (-6,3%).
Fonte: Agência Brasil