Preparador mental relaciona eliminação no Pré-Olímpico com psicológico

Preparador mental de grandes jogadores do futebol mundial, como Raphinha e Phillipe Coutinho, Lincoln Nunes é especialista no preparo psicológico de atletas de elite e explicou a influência da saúde mental no desempenho de esportistas.

Para o psicanalista, um dos principais motivos da eliminação do Brasil no Pré-Olímpico foi a falta de preparação do mental dos jogadores para lidar com a pressão e as expectativas de um grande torneio.

“Questões como autoconfiança, gestão do estresse e resiliência emocional são fundamentais para que os jogadores enfrentem desafios com determinação e foco, além de manterem um alto nível de desempenho ao longo da competição”, explicou o preparador.

Importância da saúde mental

Recentemente, atletas vitoriosos do futebol como Jhon Arias e Richarlison, falaram sobre a importância do trabalho dos seus psicólogos na sua carreira e no seu desempenho em campo.

Em ótima fase no Barcelona, Raphinha é um dos atletas que recebeu a ajuda do preparador e afirma que a terapia é essencial ao desenvolvimento de qualquer esportista. “Só tenho a agradecer todos os ensinamentos, evoluí muito como atleta e ser humano”, afirmou o atacante.

Estudioso do assunto desde 2010, Linconl Nunes afirma que as contribuições do preparo mental para atletas vão muito além da autoconfiança e da capacidade para lidar com momentos de pressão durante os jogos e confirma que os resultados também influenciam no desempenho coletivo das equipes.

“Além de melhorar o desempenho individual, o preparo mental contribui para o sucesso coletivo da equipe, influenciando diretamente o resultado das partidas. Hoje, todos os atletas de elite são preparados por uma equipe de preparadores mentais, psicólogos e terapeutas”, explica o psicanalista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.