SUVs híbridos Omoda 5 e Omoda 7 chegam em novembro para ‘bagunçar’ o mercado

A Omoda & Jaecoo chegou oficialmente ao Brasil em abril de 2025. Até então, a marca oferecia apenas dois carros em nosso mercado: o elétrico Omoda E5 e o híbrido Jaecoo 7.

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Mas o planejamento da fabricante chinesa é ampliar esse portfólio, por isso acaba de anunciar durante o Festival Interlagos os novos o Omoda 5 e o Omoda 7.

Ambos são SUVs e contam com sistema híbrido, sendo o primeiro um HEV (híbrido pleno) e o segundo um PHEV (híbrido plug-in).


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Seus preços, no entanto, ainda não foram divulgados. Eles foram mostrados oficialmente pela marca, mas começarão a ser vendidos no último trimestre de 2024. A expectiva é que isso aconteça no mês de novembro. 

Como são os novos SUVs da Omoda?

Omoda 5

O Omoda 5 é o menor entre os dois, mas também o mais barato. Com porte médio, o SUV tem dimensões semelhantes ao de um Jeep Compass, com 4,40 m de comprimento, 1,83 de largura e 1,58 de altura. O entre-eixos é de 2,63 m.

O design segue a linguagem visual da marca, com linhas bem demarcadas, poucos vincos e um estilo de carroceria mais agressivo. Tudo isso fica muito evidente na frente do SUV, com um conjunto óptico em led combinado a um capô arredondado e uma enorme “grade” sem abertura.

Omoda 5 visto de frente
Caption

A traseira esbanja um caimento cupê, com lanternas esculpidas e interligadas por um friso com o nome da marca escrito por extenso. Há também um spoiler que se estende do teto e duas saídas de escape — que não são reais.

A cabine mantém o padrão de qualidade já visto em outros carros da marca, com um bom acabamento, materiais soft touch, console central com apoio de braço e duas grandes telas — as mesmas dos Tiggo 7 e 8, com 12,3” cada.

Cabine Omoda 5
Cabine combina bons materiais e tecnologia (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Sob o capô, o destaque fica para o motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm. Ele trabalha em conjunto de outro 1.5 turbo, que entrega até 143 cv e 21,9 kgfm de torque, que funciona mais como um gerador de energia. A potência combinada não foi divulgada pela marca. Já o consumo médio fica na casa dos 21 km/l.

Omoda 7

O segundo modelo apresentado pela fabricante foi o Omoda 7, outro SUV de médio para grande porte com sistema híbrido plug-in. Suas dimensões são semelhantes ao BYD Song Plus, com destaque para o comprimento (4,62 m) e entre-eixos (2,72 m).

O SUV é irmão do Jaecoo 7, outro modelo que já está disponível no Brasil. Por isso, ambos carros compartilham tecnologias e equipamentos, além da motorização, é claro. Porém, o Omoda 7 se destaca por ter um espaço interno maior.

Omoda 7 visto de frente
Lanternas são interligadas por um friso e destacam a traseira (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Falando sobre motorização, sob o capô temos um motor 1.5 turbo e outro propulsor elétrico. Combinados, eles geram 339 cv de potência 52 kgfm de torque — assim como o J7.

Uma bateria de 18,4 kWh de capacidade é responsável por fornecer energia a este sistema. No modo totalmente elétrico, o Omoda 7 pode rodar até 95 km. Já a autonomia combinada ultrapassa facilmente os 1.000 km. Em nosso teste, por exemplo, o SUV foi capaz de rodar mais de 1.450 km sem carregar ou reabastecer. 

Visualmente, o Omoda 7 traz visual característico da marca, com faróis full led e afilados, para-choque parcialmente pintado com entrada de ar, rodas grande e esculpidas e lanternas traseiras interligadas.

Cabine Omoda 7
Materiais de qualidade e com bom acabamento também estão presentes por aqui (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Por dentro, o acabamento é semelhante ao do Omoda 5, mas vale destaque para a central multimídia de 15,6”, que pode “correr” pelo painel com apenas uma “passada” de dedos sobre a tela.

Futuros lançamentos

Além dos dois novos SUVs, a fabricante chinesas confirmou que os modelos Jaecoo 5 e o Jaecoo 8. Porém, ainda não há uma data para isso acontecer.

É provável que os novos modelos cheguem no próximo ano, já que o objetivo da marca é se consolidar no Brasil com um grande volume de vendas e uma variada gama de produtos.

A expectativa da marca é vender cerca de 30 mil unidades por ano no Brasil, para bater de frente com as duas chinesas líderes de mercado BYD e GWM. 

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