A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos começou um movimento para modernizar o sistema de controle de tráfego aéreo no país. De acordo com o administrador do órgão, Chris Rocheleau, as torres de controle ainda usam computadores com Windows 95 e transferem dados com disquetes.
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O objetivo é “trazer o controle do tráfego para o século XXI”, segundo Rocheleau, que mencionou os problemas durante uma audiência orçamentária com o Comitê de Apropriações da Câmara dos EUA no dia 4 de junho. Dias antes, o Secretário de Transportes local, Sean Duffy, reforçou que este seria “o projeto de infraestrutura mais importante no país em décadas”.

Setor de transportes ainda pode usar sistemas antigos
O controle de tráfego aéreo dos EUA muito provavelmente não é o único setor a usar versões do Windows de 30 anos atrás.
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A companhia aérea estadunidense Southwest Airlines também usa a versão 95 do sistema, de acordo com o site Tom’s Hardware. Curiosamente, essa escolha fez a empresa passar ilesa do apagão cibernético ocorrido no ano passado, quando um problema no software da empresa CrowdStrike causou panes gerais e afetou aeroportos em todo o mundo.
Além disso, uma empresa do sistema ferroviário da Alemanha já deu indícios de usar o Windows 3.11, de 1993, e o MS-DOS (que roda numa interface parecida com a do Prompt de Comando) ao publicar uma vaga de emprego com esses requisitos.
As companhias não confirmam o uso dos sistemas operacionais ou explicam o motivo por trás disso, mas existe uma hipótese: tais operações não podem parar de funcionar em nenhum momento, então as versões usadas nos anos 1990 ainda são mantidas para que não sejam desligadas.
Outra hipótese é de que os PCs antigos sejam usados em cenários internos de transferência de dados, enquanto outros setores usam máquinas mais modernas.
Como funciona no Brasil?
O tráfego aéreo brasileiro é controlado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).
O órgão não revela o sistema operacional usado, mas tem dois softwares próprios: o Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), para preencher planos de voo, e o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), para gerenciar movimentos aéreos.
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