Em julho, Sergipe realizará 6ª Conferência Estadual das Cidades

 

O governo do estado vai realizar, no mês de julho deste ano, a 6º Conferência Estadual das Cidades, que traz como tema ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’. O evento é requisito indispensável à participação do Estado na 6ª Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Ministério das Cidades, que será realizada em Brasília (DF), em data a ser definida por resolução do Conselho das Cidades (ConCidades) — instituição que rege a conferência.

Em Sergipe, a conferência será coordenada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e articulada por uma comissão organizadora plural e representativa de diversos segmentos: gestores, administradores públicos e legislativos; movimentos populares; movimento sindical; empresários; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e ONGs. Todas as informações foram publicadas por meio do decreto nº 647, de 10 de abril de 2024.

De acordo com o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, a comissão organizadora ficará responsável por conduzir a articulação estadual, com foco na mobilização junto às prefeituras nas etapas municipais, que deverão anteceder a programação em julho. “É um motivo de grande alegria porque este é um momento em que todos os segmentos envolvidos se unem por um objetivo comum, que é garantir mais qualidade de vida, cidades mais sustentáveis e que possam ser inclusivas, humanas, vocacionadas e comprometidas com a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos e cidadãs. Nós, aqui na Seplan, estaremos mobilizados e acompanhando todas essas atividades para que tenhamos uma grande conferência”, destaca.

A etapa estadual traz como objetivo dialogar sobre temáticas importantes para o desenvolvimento das cidades, principais desafios e políticas públicas que podem ser implantadas para a promoção de cidades com mais inclusão, democracia, sustentabilidade e justiça social.

Foto: Arthuro Paganini

Adicionar aos favoritos o Link permanente.