O segundo dia de imprensa no Festival Interlagos de 2025 foi acompanhado de alguns lançamentos e até exposição carros inéditos em solo nacional.
- SUVs híbridos Omoda 5 e Omoda 7 chegam em novembro para ‘bagunçar’ o mercado
- Festival Interlagos: Honda mostra novidades nas linhas HR-V, City e Civic
O principal destaque fica para a atualização do Ford Territory, um SUV médio que pretende roubar vendas de modelos consolidados como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
É o segundo ano consecutivo com mudanças na linha do SUV. No ano passado a Ford apresentou a sua segunda geração no Brasil, que ajudou (e muito) no número de vendas do modelo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Apenas este ano, já foram emplacadas 2.243 unidades do Territory. Isso já é mais que a primeira geração no ano de 2023 (1.324). Esses números ainda estão longe dos líderes do segmento, mas com esta atualização de meia-vida, a marca pretende crescer ainda mais sua comercialização.

Ele começará a ser vendido por aqui já no próximo mês e a expectativa é que seu preço se mantenha igual a versão que está sendo comercializada atualmente: R$ 215.000.
Pulando para o que interessa, as alterações mais profundas ficaram concentradas na frente. O Territory ganhou um nova grade em forma de colmeia, além de faróis full led led semelhantes ao da nova picape Maverick, com contorno até a parte lateral do para-choque. A entrada de ar inferior também recebeu o novo padrão de colmeia.
A lateral e a traseira, no entanto, se mantêm praticamente iguais ao do modelo antecessor. Há apenas uma alteração simples no para-choque traseiro, que deixou o SUV com 4,68 m de comprimento (cerca de 55 mm maior). O restante das dimensões são: 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos de 2,72 m.

Por dentro, há pequenas mudanças. A Ford apenas melhorou o acabamento interno, com materiais de melhor qualidade, bem como um novo encosto de cabeça. O restante foi mantido, com seletor de marchas giratório no console central, iluminação ambiente, carregador por indução e uma tela inteiriça de 24,6”, que se divide em um painel de instrumentos digital e central multimídia.
O Ford Territory continuará sendo vendido no Brasil com motor 1.5 turbo de 170 cv e 25,5 kgfm de torque. Havia a expectativa da chegada da versão híbrida do SUV apresentada no ano passado na China, mas isso não aconteceu. Ele seguirá a venda somente disponível na variante Titanium.
Novos SUVs da Volvo
A marca sueca também apresentou duas novidades durante o Festival Interlagos de 2025: a nova versão reestilizada do XC60 e a variante aventureira do elétrico EX30.
Volvo XC60

O primeiro recebeu mudanças importantes no visual, com nova grade frontal, novo para-choque dianteiro e um design ainda mais aerodinâmico. As rodas de 21” ou 22” polegadas também foram renovadas.
Mas a cabine teve mudanças mais significativas, como o novo sistema multimídia Google Automotive, já utilizado em modelos mais caros como XC90 e EX90. Há também uma nova tela central de 11,2”, carregador de celular por indução e mais.

A motorização híbrida plug-in, porém, segue a mesma. O SUV combina um motor 2.0 a outro elétrico, que juntos geram 462 cv e 72,3 kgfm de torque. A linha 2026 está disponível a partir de R$ 459.950 no Brasil.
Volvo EX30 Cross Country

O Volvo EX30 é o carro da marca mais barato à venda no Brasil, mas a nova versão off-road do SUV chega pela bagatela de R$ 314.950, quase R$ 100.000 a mais que o modelo convencional.
No entanto, ele está recheado de elementos inéditos voltados para o off-road, como para-choques aventureiros, pneus de uso misto, rodas de 19” e até mesmo uma suspensão mais alta.

Sua motorização também é mais potente, com dois motores elétricos entregando 428 cv e 55,3 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h pode ser feito em apenas 3,7 segundos.
BYD Yangwang U9, o superesportivo que pode “dançar”

A BYD não trouxe nenhum lançamento para o Festival Interlagos, mas expôs alguns carros que não estão disponíveis para compra no Brasil, como BYD Yangwang U9.
O modelo, que tem um visual focado na esportividade, faz parte da marca de superluxo da BYD (Yangwang). Mas o grande trunfo é sua motorização: quatro motores elétricos que entregam até 1.305 cv e 130,5 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em incríveis 2 segundos.
Mas não é só por isso que o U9 se destaca. O esportivo pode até mesmo “dançar” e saltar durante a pilotagem. Isso só é possível graças ao seu sistema de suspensão hidráulica. Confira o vídeo abaixo.
@bydauto.brasil Esse carro tem o molho!! 😮💨⚡️ O que vcs acharam? #BYD #BYDU9 ♬ Ritmada Interestelar – DJ DUARTE & MC Lipivox & DJ Kayo Original & MC Rondom & Prime Funk
Você pode acompanhar toda a cobertura do Canaltech no Festival Interlagos em nosso site e em nossas redes sociais.
Leia também:
- Conheça as 4 principais atualizações da linha 2025 da Ram 2500 e 3500
- Por R$ 157.990, Fiat Pulse Abarth 2026 renova visual e ganha teto solar de série
Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!
Leia a matéria no Canaltech.