Elon Musk processa OpenAI porque ela se tornou lucrativa

O bilionário Elon Musk abriu um processo contra a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, por terem supostamente “traído” um acordo da fundação da empresa para permanecer como uma companhia sem fins lucrativos. A informação surgiu primeiro no perfil xDaily, no X (antigo Twitter), plataforma que Musk adquiriu em 2022 por US$ 44 bilhões.

  • OpenAI | Tudo sobre a criadora do polêmico ChatGPT
  • 9 funções que Elon Musk removeu do Twitter

A queixa do empresário, que é um dos criadores da OpenAI, foi oficializada na noite da quinta-feira (29) e diz que a criadora do ChatGPT se afastou de sua dedicação em criar um sistema artificial de código aberto e inteligência geral devido à influência da Microsoft.

Microsoft teria levado a OpenAI ao mau caminho

De acordo com a documentação do processo, a Microsoft seria uma das vilãs da história por desviar a empresa de inteligência artificial de seus caminhos originais.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

“A OpenAI foi transformada em uma subsidiária de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft. Sob o seu novo conselho, não está apenas a desenvolver, mas também a refinar uma AGI para maximizar os lucros para a Microsoft, e não para o benefício da humanidade”, aponta o documento. “E está fechada por razões comerciais de propriedade: a Microsoft espera ganhar uma fortuna vendendo GPT-4 ao público, o que não seria possível se a OpenAI — como é obrigada a fazer — disponibilizasse a tecnologia gratuitamente ao público”, continua.

Musk pede para empresas pararem de ganhar dinheiro

Algumas das alegações de Musk incluem: quebra de contrato, violação de dever fiduciário e práticas comerciais injustas da OpenAI.

Além disso, o bilionário reivindica que a empresa volte ao código aberto e solicita uma liminar para evitar que a OpenAI, o presidente Gregory Brockman, o CEO Sam Altman e a Microsoft lucrem com a tecnologia de inteligência artificial geral da empresa.

“A estrutura sem fins lucrativos da OpenAI, Inc., antes cuidadosamente elaborada, foi substituída por um CEO puramente voltado para o lucro e um Conselho com conhecimento técnico inferior em políticas públicas de AGI e IA. O conselho agora tem um assento de observador reservado exclusivamente para a Microsoft”, acusa Musk no processo.

Musk x Altman

Apesar de se um dos cofundadores da OpenAI ao lado de Altman, Ilya Sutskever, Jessica Livingston, Reid Hoffman e Greg Brockman, Musk deixou a companhia em 2018.

No últimos meses, uma frequente troca de farpas surgiu entre Musk e Altman, que chegou a chamar o dono do X de “idiota” após ter sido criticado por ter se focado apenas no “lucro máximo”. Em outro momento dessa treta, o CEO da OpenAI tirou sarro do Grok, a IA do X, ao chamá-la de “cringe”.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
  • Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
  • WhatsApp verde no iPhone? Atualização muda cor do app
  • Dell lança novo XPS 16 no Brasil com preço avassalador
  • Ano bissexto: entenda como funciona e curiosidades
  • Mulher-Maravilha reacende polêmica com seu traje mais controverso
Adicionar aos favoritos o Link permanente.