Apple compra empresa especializada em IA e visão computacional

Dando continuidade à corrida da inteligência artificial, a Apple teria adquirido uma startup francesa chamada Datakalab, especializada em compressão de IA e tecnologia de visão computacional. A Maçã poderia usar o conhecimento e recursos da companhia para desenvolver um modelo nativo para iPhone sem precisar necessariamente de servidores em nuvem.

  • Apple prepara mais um modelo de IA para rodar no iPhone
  • Apple compra empresa de IA DarwinAI, diz jornal

Acordo teria acontecido em 2023

De acordo com o portal francês Challenges, a compra teria sido finalizada em dezembro do ano passado por uma quantia não informada. A descrição da Datakalab apresenta a marca como “especialista em algoritmos de baixo consumo de energia, eficiência de tempo de execução e aprendizado profundo que funcionam diretamente no dispositivo”.

O histórico da startup mostra um trabalho para o governo da França de quatro anos no desenvolvimento de ferramentas de IA para o sistema de transporte de Paris para checar se uma pessoa usava máscaras faciais. Além disso, a empresa também realizou atividades para a Disney.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Atualmente, o site da Datakalab está desativado e, segundo o Challenges, tinha entre 10 e 20 funcionários antes do acordo com a Apple.

datakalab
Página da Datakalab não está mais no ar (Imagem: Reprodução/Datakalab)

Apple pode trazer sua IA de forma nativa no iPhone

A Maçã não é novata em adquirir startups por pequenas somas de dinheiro para utilizar algum recurso em seus aparelhos. Em 2012, a Big Tech comprou a AuthenTec por US$ 356 milhões e em 2013 lançou a função Touch ID no iPhone 5s, que oferece um sensor biométrico para acessar o telefone e aplicativos. Vale destacar que a AuthenTec era exatamente uma companhia que trabalhava com biometria.

Sendo assim, com a aquisição da Datakalab, especialista em compressão de IA, é possível imaginar que a marca esteja pensando em disponibilizar um chatbot no iPhone de forma nativa, sem precisar de servidores em nuvem para acessá-lo.

Como o evento WWDC 2024 está cada vez mais próximo, não seria surpreendente se a Apple oficializar sua inteligência artificial generativa. O CEO Tim Cook já deixou mais de uma vez claro que a empresa vai lançar sua IA em 2024 e que ela vai abrir “novos caminhos”.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Taiwan registra nova onda de terremotos; abalo central tem magnitude 6,3
  • Placa Mercosul: Uruguai usa gambiarra para incluir cidade
  • Deadpool & Wolverine | 7 easter eggs e referências do novo trailer da Marvel
  • Meteoro é visto no céu de SC viajando a mais de 110 mil km/h
  • Sonda flagra lago de lava liso como vidro em lua de Júpiter
  • O que mudou do Motorola Edge 30 Pro para o Edge 50 Pro?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.