Prefeitura de Lupércio planeja desapropriar lote de cratera gigante

São Paulo  O avanço de uma cratera gigante na cidade de Lupércio, no interior de São Paulo, fez com que a Justiça, atendendo a pedido do Ministério Público de São Paulo (MPSP), determinasse que a prefeitura do município tome providências imediatas para conter o problema.


0

Uma das medidas anunciadas pela gestão municipal foi o anúncio da desapropriação da área particular onde fica o buraco. O local deverá receber uma vistoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Universidade de São Paulo (USP), na manhã dessa quarta-feira (24/4).

De acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo, o município tem até sexta-feira (26/4) para se manifestar, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

300 metros de comprimento

A cratera de cerca 300 metros de comprimento fica em um lote particular ao lado da área urbana de Lupércio, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Bauru.

Ela teria surgido inicialmente como um pequeno buraco em 2007, mas foi se ampliando ao longo dos anos, piorando em períodos de chuva. Agora, a erosão cresce rumo à principal via da cidade, a Avenida Santo Inácio, e amedronta os 3.981 habitantes da cidade.

Funcionários da prefeitura e moradores suspeitam que a origem do problema estaria na galeria pluvial da cidade, que leva um volume excessivo de umidade ao terreno de solo arenoso, causando a erosão.

A hipótese deverá ser averiguada durante a visita técnica do IPT. Caso seja confirmada, a prefeitura informou que não tem viabilidade para arcar sozinha com os custos de uma reforma na rede.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.