Por que o Capitão América aparece em X-Men ’97?

X-Men ’97 se mostrou uma das melhores adaptações dos quadrinhos da Marvel Comics, mas algo que muita gente estava esperando ver era participações de outros heróis do Universo Marvel no desenho. O sétimo episódio da primeira temporada finalmente trouxe um dos maiores personagens da editora, o Capitão América, mostrando que o mundo dos X-Men é muito maior do que o esperado.

  • X-Men ‘97 | Quais séries se passam no mesmo universo da animação?
  • X-Men ’97 | 10 episódios do desenho para assistir antes da estreia

Apesar de a participação de Steve Rogers ser breve, seus poucos minutos de tela servem para estabelecer o herói, seu “time” e certa tensão com um dos membros dos X-Men por causa de sua posição frente aos problemas dos mutantes.

Steve Rogers com cara de poucos amigos (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Capitão Estados Unidos

O sétimo episódio de X-Men ’97 mostra as consequências do genocídio de Genosha, em que milhões de mutantes foram massacrados por sentinelas. Entre os sacrificados, estava o X-Man Gambit, que morreu destruindo o Sentinela principal e encerrando o ataque.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Enquanto seus companheiros lamentam sua morte, Vampira se recusa a aceitar o luto e parte em uma missão para descobrir o paradeiro de Bolívar Trask, o criador dos Sentinelas e quem pode revelar quem causou o ataque à Genosha.

A única pessoa que sabe onde Trask está é Henry Gyrich, o responsável pelo atentado contra a vida de Charles Xavier no final do desenho original.

General Ross só queria tomar café em paz (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Vampira invade o local onde ele estava preso, inclusive conversando com o General Thunderbolt Ross, que revela que o prisioneiro foi levado para outra prisão, depois de ter se assustado com o fato de a mutante ter invadido o local, que supostamente deveria segurar até mesmo o Hulk.

Seguindo na cola de onde ele passou, a mutante chega até as montanhas, em uma instalação que pode mostrar onde exatamente Gyrich está, apenas para ser recebida com um escudo sendo lançado em sua direção.

Uma mutante e um vingador (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Steve Rogers, o Capitão América, também está em busca de respostas sobre o paradeiro de Gyrich. Junto com Vampira, eles descobrem que ele foi levado para o México e é convidado por ela para acompanhá-la na missão.

Rogers revela que pretende informar o governo americano e preparar o seu time, mas que não pode ir até o México, pois isso causaria um problema diplomático e o que “pensariam se ele aparecesse com aquele uniforme causando caos em outro país”.

Vampira tem todos os motivos do mundo para ficar brava (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Quando Vampira fala que isso mostraria que ele está do lado dos mutantes, apenas recebe como resposta que “suas mãos estão atadas”. A mutante pega o escudo do Capitão e o arremessa a quilômetros de distância, deixando-o nas montanhas e seguindo sua missão.

Em uma breve aparição, além de confirmar que o Capitão América tem o seu time, que certamente são os Vingadores, o personagem se mostra bem diferente da versão dos quadrinhos e vista no Universo Cinematográfico da Marvel. Ao negar ajuda para a Vampira, simplesmente seguindo o que o governo manda, essa versão do Capitão vai contra o personagem que ficou contra o próprio governo nos quadrinhos e nos cinemas.

Essa versão do personagem sumiu do mapa para não ser comandado pelo governo (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Por exemplo, o Steve Rogers de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Ultimato não negaria ajuda para alguém que acabou de passar por um genocídio, por mais que seu governo falasse para ficar de fora disso.

  • Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!

Tensão entre X-Men e Vingadores

Ainda é muito cedo para isso, mas a cena serve para um propósito que pode ou não ser seguido em futuras temporadas da animação, que é a animosidade entre o time dos X-Men e os Vingadores.

Apesar de existir certo respeito entre o Capitão e Vampira no episódio, isso logo é testado quando ela arremessa o seu escudo para longe e o deixa sozinho. Pode não dar em nada, mas também pode ser uma semente para uma eventual adaptação do arco Vingadores vs X-Men, que aconteceu nos quadrinhos e colocou os times de heróis uns contra os outros.

Pau torando entre mutantes e vingadores (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Considerando a qualidade da temporada de X-Men ’97, é possível imaginar que o mesmo cuidado para trazer a continuação do desenho dos mutantes seria dada para uma história com tanto potencial como essa.

X-Men ’97 está disponível na Disney+.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Joe Biden sanciona lei que pode banir TikTok nos EUA
  • Placa Mercosul: Uruguai usa gambiarra para incluir cidade
  • Windows 11 deve ficar ainda difícil de ser usado em PCs antigos
  • App da IA Gemini para Android já está disponível no Brasil
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
  • Senadores dos EUA aprovam lei que pode banir TikTok do país
Adicionar aos favoritos o Link permanente.