Vídeo: cientistas registram orca matando tubarão branco em 2 minutos

Uma orca foi observada com uma presa inédita nos dentes. Cientistas publicaram neste sábado (2/3) um artigo científico que traz um registro inédito de uma baleia assassina caçando um tubarão branco sozinha. A vítima é morta em apenas dois minutos.

Publicado no African Journal of Marine Science, o estudo sobre a caçada inédita foi chefiado pela bióloga marinha Alison Towner, da Universidade de Rhodes, na África do Sul.

O ataque foi realizado por uma baleia macho adulta, de 7 metros de comprimento, que caçou um tubarão branco jovem, de aproximadamente 2,5 metros. Chamou atenção dos pesquisadores que outra baleia esteve próxima ao ataque, mas não quis ajudar.

“Foi algo excepcional. Em um intervalo de tempo muito curto, a orca matou o tubarão branco, atacando diretamente o fígado do animal. Não sabíamos que a caça solitária de tubarões brancos era possível, ainda mais tão rápido e sem chances para defesas”, afirmou Alison em suas redes sociais.

A orca predadora

O ataque foi feito em uma região de conservação da vida marinha administrada pela Earth Legacy Foundation. A gerente de conservação Esther Jacobs foi uma das testemunhas da cena.

“Quando vi a barbatana de um tubarão branco surgir na superfície, senti a mesma excitação de estar perto de um grande predador. Mas vimos que Estibordo, uma baleia que acompanhamos há anos, estava se aproximando rapidamente. Assistir à técnica de predação planejada e eficiente dela foi muito poderosa para mim como bióloga”, relembrou.

Corpo de um tubarão branco encalhado na areia
Carcaça de tubarão foi encontrada na região próxima ao ataque

No dia seguinte ao ataque, uma segunda carcaça de um tubarão branco sem as vísceras foi encontrada na praia da reserva. A segunda vítima era ainda maior, com cerca de 3,5 m de comprimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.